Actions, são scripts que são executado quando o Player * dar Use ou Use With * em algum item .
Funções usadas para começar um script em Actions :
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) -- Ao dar Use no item .
function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) -- ao dar Use with .. (Usar o item em algo)
Valores de Armazenamento : (Você não tem que configurar)
cid = Player que está usando o item.
item = Item que está usando .
fromPosition = Posição que to usando o item.
toPosition = Para posição
itemEx = Se o Personagem está usando o item em algo . (contém dados de "algo")
Exemplo de Script : onUse .
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)
local level = 100
local pos = {x= 160, y= 54, z= 7}
if getPlayerLevel(cid) >= level then
doTeleportThing(cid, pos)
else
doPlayerSendTextMessage(cid, "Você precisa ter Level "..level.." ou mais.", 22)
end
return TRUE
end
Entendendo...
Ao dar use no item. (definido em Action.Xml)
Se o Player(cid) tiver level maior ou igual a 100 então o mesmo será teleportado para posicão X (no caso 160, 54, 7) .
Tag em Actions.Xml :
<action itemid="IDdoItem" script="NomedoArquivo.lua" />
Script com itemEx .
function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
local pos = {x= 160,y= 54,z= 7}
if itemEx.itemid == 7131 then
doTeleportThing(cid, pos)
else
doPlayerSendCancel(cid, "Você está usando o item no Lugar Errado")
end
return TRUE
end
Entendendo ...
O item com use with será definido em Actions.Xml .
Ao usar o item (item com use with) em algo .
Se "algo" (itemEx.itemid) for 7131.. Se o Player tiver usando o item(com use with) no item 7131 então , o Player será teleportado para posição X.
Tag em Actions.Xml:
<action itemid="IDdoItem" script="NomedoArquivo.lua" />
IDdoItem = Item com use With .
Para criar um novo script vá em data / actions / scripts e crie um novo Arquivo.lua
Depois é so colocar a tag em data / actions / Action.Xml.
Algumas Funções get, set, do ... Você encontra Aqui ! .
CreatureScripts = São scripts que serão ativados após uma determinada ação criada pelo monstro ou personagem. Essas ações são determinadas como funções. Existem varias funções utilizadas para a criação de creaturescripts e estas são:
onDeath(cid, corpse, killer)-- que é executada ao morrer.
onPrepareDeath(cid, lastHitKiller, mostDamageKiller) -- semelhante a onDeath.
onAttack(cid, target) -- executa ao atacar.
onCombat(cid, target) -- semelhante ao onAttack.
onLogin(cid) -- executa ao logar.
onLook(cid, thing, position, lookDistance) -- executa ao dar look.
onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel) -- executa ao upar skills/levels.
onStatsChange(cid, attacker, type, combat, value) -- executa ao perder ou ganhar life/mana/condições.
onLogout(cid) -- executa ao deslogar.
onKill(cid, target, lastHit) -- executa ao matar.
onThink(cid, interval) -- executa em determinado tempo.
onJoinChannel(cid, channelId, users) -- executa ao entrar em um chat.
onReceiveMail(cid, sender, item, openBox) -- executa ao receber um parcel/carta.
onReportBug(cid, comment) -- executa ao reportar bug.
Para criar esse tipo de script, primeiramente vai na pasta data/creaturescripts/scripts e duplica um arquivo e salve com "nomedesejado"; Agora você vai determinar que função você vai precisar para criação do seu script. Para exemplo vou usar a função "onAdvance"(ao upar). Neste exemplo, quando o player upar level 100 ele irá ganhar 1kk:
1 function onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel)
2 if getPlayerLevel(cid) >= 100 and getPlayerStorageValue(cid, 1234) < 1 then -- checa level e storage
3 doPlayerAddItem(cid, 2160, 100) -- entraga a premiação
4 setPlayerStorageValue(cid, 1234, 1) -- define a storage para 1, para evitar entregar o premio mais de uma vez
5 doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_ADVANCE, "Parabéns, você ganhou 1kk por atingir level 100!")
6 doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 30)
7 end
8 return true
9 end
Numerei as linhas para melhor entendimento, nos seus scripts vocês não devem numerar.
linha 1 = Inicio da função onAdvance, essa linha recebe algumas informações do player que upou, como seu cid, seus skills o velho level e o novo level. Obs: cid = creature id, numero de identificação do player/monstro.
linha 2 = Inicia-se um if onde verifica se o level do player é igual a 100 e verifica a storage do player . Se for verdadeiro, o script executa as linhas 3,4 e 5, senão pula direto a linha 6.
linha 3 = Adiciona 100 itens com o id 2160 ao player.
linha 4 = define a storage do player para que não pegue o premio duas vezes
linha 5 = Manda uma mensagem parabenizando o player
linha 6 = Solta o efeito de numero 30, na posição em que o player esta.
linha 7 = Finaliza a verificação do if.
linha 8 = Retorna verdadeiro. Obs: sempre é necessario ela linha no final de seu código.
linha 9 = Finaliza a função onAdvance.
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Por fim para funcionamento do seu script é necessario adicionar 2 tags: 1º- No "data/creaturescripts/creaturescripts.xml" 2º- No arquivo "data/creaturescripts/scripts/login.lua", Obs: se o script que você for fazer for de função onLogin, não precisa adicionar a segunda tag.
1º Tag: Vai em data/creaturescripts/creaturescripts.xml e cole a tag:
<event type="advance" name="QualquerNome" event="script" value="nomedesejado.lua"/>
O type="" , será o nome da função de seu script após a palavra "on" e sempre tudo em minusculo. O name="", use qualquer nome porem esse nome vai ser usado para registrar no script onLogin na tag2. O value="", é o nome com qual você salvou seu script.
Agora em data/creaturescripts/scripts/login.lua, sempre antes do último return true:
registerCreatureEvent(cid, "QualquerNome")
QualquerNome é o name que você adicionou na tag1 do creaturescripts.xml.
Acho que é isso aew, espero ter ajudado a galera que esta iniciando.
Dica para criação de scripts: Para melhor edição e organização use Notepad++: http://www.baixaki.c...ad/notepad-.htm E sempre pesquise por scripts prontos e tutoriais para ter uma base.
Bom, eu vou tentar trazer semanalmente umas dicas de programação, começando com LUA de após fechar todas as dicas eu irei começar o central de aprendizado em c++.
Hoje, sendo a primeira "aula" eu irei explicar os desvios condicionais, que são:
If
else
elseif
Como utilizar IF?
Basicamente, o "if" se trata de uma condição, sendo utilizado da seguinte forma:
if <condição> then
Como exemplo, irei fazer um desvio caso o nível do jogador seja maior ou igual a 15:
if player:getLevel() >= 15 then
Após isto, deve se colocar oque o script irá realizar caso a condição seja satisfeita.
No exemplo a seguir ele irá printar para o console o nível do jogador:
if player:getLevel() >= 15 then
print(player:getLevel())
end
Else e Elseif: caso condição não seja satisfeita
Digamos que no script anterior eu queria que caso a condição não seja satisfeita o console printe "no", eu posso fazer com ajuda do "else":
if player:getLevel() >= 15 then
print(player:getLevel())
else
print('no')
end
O elseif é mais "complexo", por exemplo: ele nega a condição anterior e adiciona uma nova condição.
Quero que de acordo com o nome do jogador ele printe uma informação como exemplo:
if player:getName() =="Refe" then
print('feio')
elseif player:getName() == "Sone" then
print('lindo')
elseif player:getName() == "Frenvius" then
print('feio')
end
Resumo das dicas:
If: Usado para adicionar uma condição Else: Nega a condição anterior, ou caso ela não seja satisfeita
Elseif: Nega a condição anterior e adiciona uma nova condição.
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