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Caronte

Marquês
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Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Caronte recebeu reputação de brunodisenna em [aula 1] lógica de programação   
    Aula - Lógica de programação
    fala pessoal, essa aula é a primeira do conjunto que estarei criando para ensinar programação através da linguagem LUA, e depois, aprender como aplicar no tibia. 
     
    as informações apresentadas a seguir são fundamentais para o apropriado entendimento da logica de programação, porém...
    Caso você esteja buscando a parte mais prática, pule para: Criando Algoritmos
     
         Sem mais delongas, precisamos entender o que é o conceito de lógica de programação, 
    Lógica está contida em um conjunto de atitudes/eventos que tem um sentido por trás, lógica pode tomar várias formas e definições, porém, a que vamos aprender é Lógica de Computador, ela é EXTREMAMENTE necessária para você poder criar scripts, e programar códigos de qualquer tipo e linguagem. A lógica de computador não pode ser argumentada, essa lógica tudo é ou não é, não existe o meio termo ou argumento, ela pode ser entendida na Lógica de Aristóteles com a lei da não contradição, ou é verdadeiro, ou falso.
     
        Nós somos quase totalmente diferentes de máquinas, apesar do nosso cérebro funcionar também por eletricidade, a voltagem é fraca e ele não depende só de eletricidade, mas isso não vem ao caso, o que interessa é a nossa maneira de pensar e agir, aí sim, é totalmente diferente de um computador, Porque Será?
     
        Ao pensarmos, nosso cérebro trabalha no consciente e inconsciente, alguns cientistas acreditam que a decisão acontece já no inconsciente, através de experiências já vividas e considerações, ou seja, você não sabe que seu cérebro já tomou a decisão, até ficar consciente dela (não acredito 100% nisso, essa informação não tem muita base, tem deduções), mas o que temos que entender é que a gente avalia de acordo com o nosso conhecimento já adquirido, e por meio disso, a decisão é tomada através do nosso conhecimento de certo ou errado, e a decisão não precisa ser exata.
     
       Já o computador trabalha através de instruções de linguagens não sofisticadas (códigos de máquina, exemplo: código binário, 0 ou 1), algo que é praticamente incompreensível para os humanos (se não fosse compreensível, não existiria computador), por causa da dificuldade de programar em código de máquina foi criada uma linguagem chamada Assembly que torna muito mais fácil programar, e depois dessa linguagem, foram criadas outras mais sofisticadas.
     
    Criando Algoritmos.
     
       Agora o que precisamos entender é que a nossa maneira de pensar na resolução de problemas é diferente de como devemos escrever para um computador entender, o computador é muito mais burro na hora de interpretar as ideias, pois ele não tem quase nada para se basear além das suas instruções.
     
       Para explicar, vou criar um algoritmo simples para mandar um humano fazer uma determinada tarefa, comprar pão, e depois, vou explicar porque um computador não pode usar o mesmo algoritmo.
     
    Vou usar os seguintes substantivos:
    Pão Dinheiro Troco Casa Padaria Compra Vou usar os seguintes verbos:
    Pegar Ir / Voltar Fazer Dar Essas são as palavras chaves.
    Os verbos numa linguagem normal são geralmente chamados de Sintaxe (ou parte dela), ela é quem dirige a logica, e que faz o script ter sentido.
     
         Já os substantivos são dados valiosos, são variáveis! , variável é uma incógnita sobre o qual você tem controle, e sabe o valor , ela serve para você resumir dados e guardar, vão ser muito usadas se você quiser programar bastante, ela ajuda a identificar dados, e tornar o programa mais legível.  
     
    • Vamos ao algoritmo:
     

     
           Bom, uma tarefa com instruções tão gerais não poderia ser seguida por um computador. A menos que sejam funções, porém isso não é assunto para agora. O fato é que essas instruções são bem mais do que a quantidade necessária para um humano, você pode falar: “Vá à padaria comprar pão”, e ele irá executar perfeitamente.
     
          Porém, se você quer dar um algoritmo de como ir para a padaria para um computador executar terá que ser bem mais específico e falar todas as tarefas que ficam subentendidas para um humano, mas que não são nem um pouco claras para um computador.
     
          Para o computador entender algo parecido do que o humano entende, seria necessária muita inteligência artificial, o que não contamos quando vamos programar em LUA, novamente falo, o computador é burro.
     
       Agora vamos ao algoritmo mais próximo do que um computador precisa, vamos precisar adicionar mais termos ao nosso vocabulário:
     
    Expressões condicionais:
     

    E alguns verbos e termos a mais. Vamos ao algoritmo:
     

     
          As expressões condicionais servem para verificar antes de fazer alguma tarefa, assim, evitamos possíveis erros, por exemplo, caso não tenha dinheiro! Se você mandar o computador pegar o dinheiro e o valor dinheiro não existe, irá gerar erros no seu script.
          Expressões condicionais não servem somente para verificar, servem para selecionar também, por exemplo, uma Quest que precise de level 20 para entrar. 

     
          Esse algoritmo acima já dá uma parte de script, se escrito como LUA.
    A expressão condicional que acabei de passar é considerada fácil, mas para uma Quest é simplesmente isso e mais algumas coisas simples.
     
         Bom, esse é o final da aula de algoritmos, gostaria de saber se fui claro em relação ao tutorial e se alguma coisa passou despercebida que merece alguma atenção a mais, assim posso editar o tópico para ficar melhor.
     
    Exercício:

     
    Resposta:
        [Aula 2] Booleanos e Operadores ---->>
     
  2. Thanks
    Caronte recebeu reputação de dragonfight em Areas de Spells   
    Bom , este tutorial é facil e simples , Como criar areas para magias .
     
    Primeiro abra a pasta de seu OTserver vá em spells e abra a pasta lib lá você irá observar o arquivo spell.lua abra-o . os waves estaram assim :
     
     
     
     
    Legenda :
    0 = Onde a magia não irá alcançar
    1 = Onde a magia irá alcançar
    2 = O player
    3 = O Player e a magia
     
    OBS: Só pode ter um 2 ou um 3 em sua area , e o nome area pode ser escolhido a gosto
     
    Bom , Vamos editar a area :
     
    TUTORIAL_WAVE = {
    {1, 0, 1, 0, 1},
    {0, 1, 0, 1, 0},
    {1, 0, 1, 0, 1},
    {0, 1, 0, 1, 0},
    {0, 0, 2, 0, 0}
     
    }
     
    Vou Insirir o TUTORIAL_WAVE Dentro do beserk (Exori) que sua area é :
    AREA_CROSS1X1
    Vou trocar por
    TUTORIAL_WAVE
     
    Ficará assim a magia :

     
    A Spell do Beserk Ficará assim :
     
     
     
     
    Pronto , Se seu otserver está ligado basta salvar o beserk.lua e dizer /reload spell , e testar seu novo beserk.
    OBS : Meu beserk está com o Const_Me Alterado.
    Espero que tenham gostado comentem e +REP é Bem-vindo.
  3. Upvote
    Caronte recebeu reputação de faiixxxx em [aula 1] lógica de programação   
    Aula - Lógica de programação
    fala pessoal, essa aula é a primeira do conjunto que estarei criando para ensinar programação através da linguagem LUA, e depois, aprender como aplicar no tibia. 
     
    as informações apresentadas a seguir são fundamentais para o apropriado entendimento da logica de programação, porém...
    Caso você esteja buscando a parte mais prática, pule para: Criando Algoritmos
     
         Sem mais delongas, precisamos entender o que é o conceito de lógica de programação, 
    Lógica está contida em um conjunto de atitudes/eventos que tem um sentido por trás, lógica pode tomar várias formas e definições, porém, a que vamos aprender é Lógica de Computador, ela é EXTREMAMENTE necessária para você poder criar scripts, e programar códigos de qualquer tipo e linguagem. A lógica de computador não pode ser argumentada, essa lógica tudo é ou não é, não existe o meio termo ou argumento, ela pode ser entendida na Lógica de Aristóteles com a lei da não contradição, ou é verdadeiro, ou falso.
     
        Nós somos quase totalmente diferentes de máquinas, apesar do nosso cérebro funcionar também por eletricidade, a voltagem é fraca e ele não depende só de eletricidade, mas isso não vem ao caso, o que interessa é a nossa maneira de pensar e agir, aí sim, é totalmente diferente de um computador, Porque Será?
     
        Ao pensarmos, nosso cérebro trabalha no consciente e inconsciente, alguns cientistas acreditam que a decisão acontece já no inconsciente, através de experiências já vividas e considerações, ou seja, você não sabe que seu cérebro já tomou a decisão, até ficar consciente dela (não acredito 100% nisso, essa informação não tem muita base, tem deduções), mas o que temos que entender é que a gente avalia de acordo com o nosso conhecimento já adquirido, e por meio disso, a decisão é tomada através do nosso conhecimento de certo ou errado, e a decisão não precisa ser exata.
     
       Já o computador trabalha através de instruções de linguagens não sofisticadas (códigos de máquina, exemplo: código binário, 0 ou 1), algo que é praticamente incompreensível para os humanos (se não fosse compreensível, não existiria computador), por causa da dificuldade de programar em código de máquina foi criada uma linguagem chamada Assembly que torna muito mais fácil programar, e depois dessa linguagem, foram criadas outras mais sofisticadas.
     
    Criando Algoritmos.
     
       Agora o que precisamos entender é que a nossa maneira de pensar na resolução de problemas é diferente de como devemos escrever para um computador entender, o computador é muito mais burro na hora de interpretar as ideias, pois ele não tem quase nada para se basear além das suas instruções.
     
       Para explicar, vou criar um algoritmo simples para mandar um humano fazer uma determinada tarefa, comprar pão, e depois, vou explicar porque um computador não pode usar o mesmo algoritmo.
     
    Vou usar os seguintes substantivos:
    Pão Dinheiro Troco Casa Padaria Compra Vou usar os seguintes verbos:
    Pegar Ir / Voltar Fazer Dar Essas são as palavras chaves.
    Os verbos numa linguagem normal são geralmente chamados de Sintaxe (ou parte dela), ela é quem dirige a logica, e que faz o script ter sentido.
     
         Já os substantivos são dados valiosos, são variáveis! , variável é uma incógnita sobre o qual você tem controle, e sabe o valor , ela serve para você resumir dados e guardar, vão ser muito usadas se você quiser programar bastante, ela ajuda a identificar dados, e tornar o programa mais legível.  
     
    • Vamos ao algoritmo:
     

     
           Bom, uma tarefa com instruções tão gerais não poderia ser seguida por um computador. A menos que sejam funções, porém isso não é assunto para agora. O fato é que essas instruções são bem mais do que a quantidade necessária para um humano, você pode falar: “Vá à padaria comprar pão”, e ele irá executar perfeitamente.
     
          Porém, se você quer dar um algoritmo de como ir para a padaria para um computador executar terá que ser bem mais específico e falar todas as tarefas que ficam subentendidas para um humano, mas que não são nem um pouco claras para um computador.
     
          Para o computador entender algo parecido do que o humano entende, seria necessária muita inteligência artificial, o que não contamos quando vamos programar em LUA, novamente falo, o computador é burro.
     
       Agora vamos ao algoritmo mais próximo do que um computador precisa, vamos precisar adicionar mais termos ao nosso vocabulário:
     
    Expressões condicionais:
     

    E alguns verbos e termos a mais. Vamos ao algoritmo:
     

     
          As expressões condicionais servem para verificar antes de fazer alguma tarefa, assim, evitamos possíveis erros, por exemplo, caso não tenha dinheiro! Se você mandar o computador pegar o dinheiro e o valor dinheiro não existe, irá gerar erros no seu script.
          Expressões condicionais não servem somente para verificar, servem para selecionar também, por exemplo, uma Quest que precise de level 20 para entrar. 

     
          Esse algoritmo acima já dá uma parte de script, se escrito como LUA.
    A expressão condicional que acabei de passar é considerada fácil, mas para uma Quest é simplesmente isso e mais algumas coisas simples.
     
         Bom, esse é o final da aula de algoritmos, gostaria de saber se fui claro em relação ao tutorial e se alguma coisa passou despercebida que merece alguma atenção a mais, assim posso editar o tópico para ficar melhor.
     
    Exercício:

     
    Resposta:
        [Aula 2] Booleanos e Operadores ---->>
     
  4. Upvote
    Caronte recebeu reputação de AngellGreen em Nova seção: Escola de Scripting LUA   
    Olá EkzTibianos, tenho o prazer de informar que estarei criando conteúdos para uma nova seção!   Aulas de Scripting, e conto muito com a sua presença. Se VOCÊ quer aprender LUA de um jeito fácil e descomplicado, junte-se a nós, e venha ver as aulas que vão lhe ensinar a fazer scripts do nível de quest à sistemas bem desenvolvidos.             Com a minha ajuda, e talvez a ajuda de membros e equipe, vamos nos prontificar à criar um espaço de suporte na própria seção de aprendizado, para que suas dúvidas em relação à scripting sejam tiradas rápidamente. As aulas irão explicar conteúdos em etapas, cada aula antecessora será uma base para a sucessora, já tenho rascunho de conteúdos da Aula-[0], que irá trabalhar com a velha e chata lógica de programação (extremamente necessária - porém de um jeito diferente) e alguns termos que serão utilizados posteriormente.     Também contaremos com Deveres de casa, para que possam por em prática o que aprenderam na aula atual, esses deveres irão render pontos para quem cumprir com sagacidade, que servirão para outra novidade que ainda virá.     

     
     
     
     
     
     
        Estou esperando o feedback de vocês ansiosamente neste tópico,
    eu vou gostar muito caso tenha uma repercussão boa e que possa ajudar
                                        o máximo de pessoas possíveis... 
  5. Upvote
    Caronte recebeu reputação de AngellGreen em [aula 1] lógica de programação   
    Aula - Lógica de programação
    fala pessoal, essa aula é a primeira do conjunto que estarei criando para ensinar programação através da linguagem LUA, e depois, aprender como aplicar no tibia. 
     
    as informações apresentadas a seguir são fundamentais para o apropriado entendimento da logica de programação, porém...
    Caso você esteja buscando a parte mais prática, pule para: Criando Algoritmos
     
         Sem mais delongas, precisamos entender o que é o conceito de lógica de programação, 
    Lógica está contida em um conjunto de atitudes/eventos que tem um sentido por trás, lógica pode tomar várias formas e definições, porém, a que vamos aprender é Lógica de Computador, ela é EXTREMAMENTE necessária para você poder criar scripts, e programar códigos de qualquer tipo e linguagem. A lógica de computador não pode ser argumentada, essa lógica tudo é ou não é, não existe o meio termo ou argumento, ela pode ser entendida na Lógica de Aristóteles com a lei da não contradição, ou é verdadeiro, ou falso.
     
        Nós somos quase totalmente diferentes de máquinas, apesar do nosso cérebro funcionar também por eletricidade, a voltagem é fraca e ele não depende só de eletricidade, mas isso não vem ao caso, o que interessa é a nossa maneira de pensar e agir, aí sim, é totalmente diferente de um computador, Porque Será?
     
        Ao pensarmos, nosso cérebro trabalha no consciente e inconsciente, alguns cientistas acreditam que a decisão acontece já no inconsciente, através de experiências já vividas e considerações, ou seja, você não sabe que seu cérebro já tomou a decisão, até ficar consciente dela (não acredito 100% nisso, essa informação não tem muita base, tem deduções), mas o que temos que entender é que a gente avalia de acordo com o nosso conhecimento já adquirido, e por meio disso, a decisão é tomada através do nosso conhecimento de certo ou errado, e a decisão não precisa ser exata.
     
       Já o computador trabalha através de instruções de linguagens não sofisticadas (códigos de máquina, exemplo: código binário, 0 ou 1), algo que é praticamente incompreensível para os humanos (se não fosse compreensível, não existiria computador), por causa da dificuldade de programar em código de máquina foi criada uma linguagem chamada Assembly que torna muito mais fácil programar, e depois dessa linguagem, foram criadas outras mais sofisticadas.
     
    Criando Algoritmos.
     
       Agora o que precisamos entender é que a nossa maneira de pensar na resolução de problemas é diferente de como devemos escrever para um computador entender, o computador é muito mais burro na hora de interpretar as ideias, pois ele não tem quase nada para se basear além das suas instruções.
     
       Para explicar, vou criar um algoritmo simples para mandar um humano fazer uma determinada tarefa, comprar pão, e depois, vou explicar porque um computador não pode usar o mesmo algoritmo.
     
    Vou usar os seguintes substantivos:
    Pão Dinheiro Troco Casa Padaria Compra Vou usar os seguintes verbos:
    Pegar Ir / Voltar Fazer Dar Essas são as palavras chaves.
    Os verbos numa linguagem normal são geralmente chamados de Sintaxe (ou parte dela), ela é quem dirige a logica, e que faz o script ter sentido.
     
         Já os substantivos são dados valiosos, são variáveis! , variável é uma incógnita sobre o qual você tem controle, e sabe o valor , ela serve para você resumir dados e guardar, vão ser muito usadas se você quiser programar bastante, ela ajuda a identificar dados, e tornar o programa mais legível.  
     
    • Vamos ao algoritmo:
     

     
           Bom, uma tarefa com instruções tão gerais não poderia ser seguida por um computador. A menos que sejam funções, porém isso não é assunto para agora. O fato é que essas instruções são bem mais do que a quantidade necessária para um humano, você pode falar: “Vá à padaria comprar pão”, e ele irá executar perfeitamente.
     
          Porém, se você quer dar um algoritmo de como ir para a padaria para um computador executar terá que ser bem mais específico e falar todas as tarefas que ficam subentendidas para um humano, mas que não são nem um pouco claras para um computador.
     
          Para o computador entender algo parecido do que o humano entende, seria necessária muita inteligência artificial, o que não contamos quando vamos programar em LUA, novamente falo, o computador é burro.
     
       Agora vamos ao algoritmo mais próximo do que um computador precisa, vamos precisar adicionar mais termos ao nosso vocabulário:
     
    Expressões condicionais:
     

    E alguns verbos e termos a mais. Vamos ao algoritmo:
     

     
          As expressões condicionais servem para verificar antes de fazer alguma tarefa, assim, evitamos possíveis erros, por exemplo, caso não tenha dinheiro! Se você mandar o computador pegar o dinheiro e o valor dinheiro não existe, irá gerar erros no seu script.
          Expressões condicionais não servem somente para verificar, servem para selecionar também, por exemplo, uma Quest que precise de level 20 para entrar. 

     
          Esse algoritmo acima já dá uma parte de script, se escrito como LUA.
    A expressão condicional que acabei de passar é considerada fácil, mas para uma Quest é simplesmente isso e mais algumas coisas simples.
     
         Bom, esse é o final da aula de algoritmos, gostaria de saber se fui claro em relação ao tutorial e se alguma coisa passou despercebida que merece alguma atenção a mais, assim posso editar o tópico para ficar melhor.
     
    Exercício:

     
    Resposta:
        [Aula 2] Booleanos e Operadores ---->>
     
  6. Upvote
    Caronte recebeu reputação de fujaloco em [Apostila] Lib 000-Const   
    Olá pessoal, venho mais uma vez trazer um tutorial simples, e tentar explicar tudo claramente, esse tutorial pode ficar grande dependendo do desenrolar dele, pois é um pack de tutoriais, então vou usar spoilers para ajudar na formatação do tópico.




    Nota: as informações usadas abaixo, podem ser tanto usadas com o nome, quanto com o número, e podem ser encontradas na pasta lib no arquivo 000-const





    Coordenadas:
    Tutorial feito e formatado por @Caronte.

     

    Combate:  

    Tutorial feito e formatado por @Caronte.



    Slots:

    Tutorial feito e formatado por @Caronte
    Participação: @Night Wolf
     

    Const_ani e Const_me:  


    Tutorial feito e formatado por @Caronte.

     
    [titulo][/titulo]


     
    Os assuntos do tópico poderão se diminuídos ou aumentados de acordo com o desenrolar do tempo,
    gostaria de apoio, e não me incomodaria se alguém se propusesse fazer algum tutorial, eles serão supervisionados por mim e formatados por mim, para serem postados neste tópico.



  7. Upvote
    Caronte recebeu reputação de Quinn321 em [aula 1] lógica de programação   
    Aula - Lógica de programação
    fala pessoal, essa aula é a primeira do conjunto que estarei criando para ensinar programação através da linguagem LUA, e depois, aprender como aplicar no tibia. 
     
    as informações apresentadas a seguir são fundamentais para o apropriado entendimento da logica de programação, porém...
    Caso você esteja buscando a parte mais prática, pule para: Criando Algoritmos
     
         Sem mais delongas, precisamos entender o que é o conceito de lógica de programação, 
    Lógica está contida em um conjunto de atitudes/eventos que tem um sentido por trás, lógica pode tomar várias formas e definições, porém, a que vamos aprender é Lógica de Computador, ela é EXTREMAMENTE necessária para você poder criar scripts, e programar códigos de qualquer tipo e linguagem. A lógica de computador não pode ser argumentada, essa lógica tudo é ou não é, não existe o meio termo ou argumento, ela pode ser entendida na Lógica de Aristóteles com a lei da não contradição, ou é verdadeiro, ou falso.
     
        Nós somos quase totalmente diferentes de máquinas, apesar do nosso cérebro funcionar também por eletricidade, a voltagem é fraca e ele não depende só de eletricidade, mas isso não vem ao caso, o que interessa é a nossa maneira de pensar e agir, aí sim, é totalmente diferente de um computador, Porque Será?
     
        Ao pensarmos, nosso cérebro trabalha no consciente e inconsciente, alguns cientistas acreditam que a decisão acontece já no inconsciente, através de experiências já vividas e considerações, ou seja, você não sabe que seu cérebro já tomou a decisão, até ficar consciente dela (não acredito 100% nisso, essa informação não tem muita base, tem deduções), mas o que temos que entender é que a gente avalia de acordo com o nosso conhecimento já adquirido, e por meio disso, a decisão é tomada através do nosso conhecimento de certo ou errado, e a decisão não precisa ser exata.
     
       Já o computador trabalha através de instruções de linguagens não sofisticadas (códigos de máquina, exemplo: código binário, 0 ou 1), algo que é praticamente incompreensível para os humanos (se não fosse compreensível, não existiria computador), por causa da dificuldade de programar em código de máquina foi criada uma linguagem chamada Assembly que torna muito mais fácil programar, e depois dessa linguagem, foram criadas outras mais sofisticadas.
     
    Criando Algoritmos.
     
       Agora o que precisamos entender é que a nossa maneira de pensar na resolução de problemas é diferente de como devemos escrever para um computador entender, o computador é muito mais burro na hora de interpretar as ideias, pois ele não tem quase nada para se basear além das suas instruções.
     
       Para explicar, vou criar um algoritmo simples para mandar um humano fazer uma determinada tarefa, comprar pão, e depois, vou explicar porque um computador não pode usar o mesmo algoritmo.
     
    Vou usar os seguintes substantivos:
    Pão Dinheiro Troco Casa Padaria Compra Vou usar os seguintes verbos:
    Pegar Ir / Voltar Fazer Dar Essas são as palavras chaves.
    Os verbos numa linguagem normal são geralmente chamados de Sintaxe (ou parte dela), ela é quem dirige a logica, e que faz o script ter sentido.
     
         Já os substantivos são dados valiosos, são variáveis! , variável é uma incógnita sobre o qual você tem controle, e sabe o valor , ela serve para você resumir dados e guardar, vão ser muito usadas se você quiser programar bastante, ela ajuda a identificar dados, e tornar o programa mais legível.  
     
    • Vamos ao algoritmo:
     

     
           Bom, uma tarefa com instruções tão gerais não poderia ser seguida por um computador. A menos que sejam funções, porém isso não é assunto para agora. O fato é que essas instruções são bem mais do que a quantidade necessária para um humano, você pode falar: “Vá à padaria comprar pão”, e ele irá executar perfeitamente.
     
          Porém, se você quer dar um algoritmo de como ir para a padaria para um computador executar terá que ser bem mais específico e falar todas as tarefas que ficam subentendidas para um humano, mas que não são nem um pouco claras para um computador.
     
          Para o computador entender algo parecido do que o humano entende, seria necessária muita inteligência artificial, o que não contamos quando vamos programar em LUA, novamente falo, o computador é burro.
     
       Agora vamos ao algoritmo mais próximo do que um computador precisa, vamos precisar adicionar mais termos ao nosso vocabulário:
     
    Expressões condicionais:
     

    E alguns verbos e termos a mais. Vamos ao algoritmo:
     

     
          As expressões condicionais servem para verificar antes de fazer alguma tarefa, assim, evitamos possíveis erros, por exemplo, caso não tenha dinheiro! Se você mandar o computador pegar o dinheiro e o valor dinheiro não existe, irá gerar erros no seu script.
          Expressões condicionais não servem somente para verificar, servem para selecionar também, por exemplo, uma Quest que precise de level 20 para entrar. 

     
          Esse algoritmo acima já dá uma parte de script, se escrito como LUA.
    A expressão condicional que acabei de passar é considerada fácil, mas para uma Quest é simplesmente isso e mais algumas coisas simples.
     
         Bom, esse é o final da aula de algoritmos, gostaria de saber se fui claro em relação ao tutorial e se alguma coisa passou despercebida que merece alguma atenção a mais, assim posso editar o tópico para ficar melhor.
     
    Exercício:

     
    Resposta:
        [Aula 2] Booleanos e Operadores ---->>
     
  8. Upvote
    Caronte recebeu reputação de rafaelzera em [aula 1] lógica de programação   
    Aula - Lógica de programação
    fala pessoal, essa aula é a primeira do conjunto que estarei criando para ensinar programação através da linguagem LUA, e depois, aprender como aplicar no tibia. 
     
    as informações apresentadas a seguir são fundamentais para o apropriado entendimento da logica de programação, porém...
    Caso você esteja buscando a parte mais prática, pule para: Criando Algoritmos
     
         Sem mais delongas, precisamos entender o que é o conceito de lógica de programação, 
    Lógica está contida em um conjunto de atitudes/eventos que tem um sentido por trás, lógica pode tomar várias formas e definições, porém, a que vamos aprender é Lógica de Computador, ela é EXTREMAMENTE necessária para você poder criar scripts, e programar códigos de qualquer tipo e linguagem. A lógica de computador não pode ser argumentada, essa lógica tudo é ou não é, não existe o meio termo ou argumento, ela pode ser entendida na Lógica de Aristóteles com a lei da não contradição, ou é verdadeiro, ou falso.
     
        Nós somos quase totalmente diferentes de máquinas, apesar do nosso cérebro funcionar também por eletricidade, a voltagem é fraca e ele não depende só de eletricidade, mas isso não vem ao caso, o que interessa é a nossa maneira de pensar e agir, aí sim, é totalmente diferente de um computador, Porque Será?
     
        Ao pensarmos, nosso cérebro trabalha no consciente e inconsciente, alguns cientistas acreditam que a decisão acontece já no inconsciente, através de experiências já vividas e considerações, ou seja, você não sabe que seu cérebro já tomou a decisão, até ficar consciente dela (não acredito 100% nisso, essa informação não tem muita base, tem deduções), mas o que temos que entender é que a gente avalia de acordo com o nosso conhecimento já adquirido, e por meio disso, a decisão é tomada através do nosso conhecimento de certo ou errado, e a decisão não precisa ser exata.
     
       Já o computador trabalha através de instruções de linguagens não sofisticadas (códigos de máquina, exemplo: código binário, 0 ou 1), algo que é praticamente incompreensível para os humanos (se não fosse compreensível, não existiria computador), por causa da dificuldade de programar em código de máquina foi criada uma linguagem chamada Assembly que torna muito mais fácil programar, e depois dessa linguagem, foram criadas outras mais sofisticadas.
     
    Criando Algoritmos.
     
       Agora o que precisamos entender é que a nossa maneira de pensar na resolução de problemas é diferente de como devemos escrever para um computador entender, o computador é muito mais burro na hora de interpretar as ideias, pois ele não tem quase nada para se basear além das suas instruções.
     
       Para explicar, vou criar um algoritmo simples para mandar um humano fazer uma determinada tarefa, comprar pão, e depois, vou explicar porque um computador não pode usar o mesmo algoritmo.
     
    Vou usar os seguintes substantivos:
    Pão Dinheiro Troco Casa Padaria Compra Vou usar os seguintes verbos:
    Pegar Ir / Voltar Fazer Dar Essas são as palavras chaves.
    Os verbos numa linguagem normal são geralmente chamados de Sintaxe (ou parte dela), ela é quem dirige a logica, e que faz o script ter sentido.
     
         Já os substantivos são dados valiosos, são variáveis! , variável é uma incógnita sobre o qual você tem controle, e sabe o valor , ela serve para você resumir dados e guardar, vão ser muito usadas se você quiser programar bastante, ela ajuda a identificar dados, e tornar o programa mais legível.  
     
    • Vamos ao algoritmo:
     

     
           Bom, uma tarefa com instruções tão gerais não poderia ser seguida por um computador. A menos que sejam funções, porém isso não é assunto para agora. O fato é que essas instruções são bem mais do que a quantidade necessária para um humano, você pode falar: “Vá à padaria comprar pão”, e ele irá executar perfeitamente.
     
          Porém, se você quer dar um algoritmo de como ir para a padaria para um computador executar terá que ser bem mais específico e falar todas as tarefas que ficam subentendidas para um humano, mas que não são nem um pouco claras para um computador.
     
          Para o computador entender algo parecido do que o humano entende, seria necessária muita inteligência artificial, o que não contamos quando vamos programar em LUA, novamente falo, o computador é burro.
     
       Agora vamos ao algoritmo mais próximo do que um computador precisa, vamos precisar adicionar mais termos ao nosso vocabulário:
     
    Expressões condicionais:
     

    E alguns verbos e termos a mais. Vamos ao algoritmo:
     

     
          As expressões condicionais servem para verificar antes de fazer alguma tarefa, assim, evitamos possíveis erros, por exemplo, caso não tenha dinheiro! Se você mandar o computador pegar o dinheiro e o valor dinheiro não existe, irá gerar erros no seu script.
          Expressões condicionais não servem somente para verificar, servem para selecionar também, por exemplo, uma Quest que precise de level 20 para entrar. 

     
          Esse algoritmo acima já dá uma parte de script, se escrito como LUA.
    A expressão condicional que acabei de passar é considerada fácil, mas para uma Quest é simplesmente isso e mais algumas coisas simples.
     
         Bom, esse é o final da aula de algoritmos, gostaria de saber se fui claro em relação ao tutorial e se alguma coisa passou despercebida que merece alguma atenção a mais, assim posso editar o tópico para ficar melhor.
     
    Exercício:

     
    Resposta:
        [Aula 2] Booleanos e Operadores ---->>
     
  9. Upvote
    Caronte recebeu reputação de Yan Oliveira em [Apostila] Lib 000-Const   
    Olá pessoal, venho mais uma vez trazer um tutorial simples, e tentar explicar tudo claramente, esse tutorial pode ficar grande dependendo do desenrolar dele, pois é um pack de tutoriais, então vou usar spoilers para ajudar na formatação do tópico.




    Nota: as informações usadas abaixo, podem ser tanto usadas com o nome, quanto com o número, e podem ser encontradas na pasta lib no arquivo 000-const





    Coordenadas:
    Tutorial feito e formatado por @Caronte.

     

    Combate:  

    Tutorial feito e formatado por @Caronte.



    Slots:

    Tutorial feito e formatado por @Caronte
    Participação: @Night Wolf
     

    Const_ani e Const_me:  


    Tutorial feito e formatado por @Caronte.

     
    [titulo][/titulo]


     
    Os assuntos do tópico poderão se diminuídos ou aumentados de acordo com o desenrolar do tempo,
    gostaria de apoio, e não me incomodaria se alguém se propusesse fazer algum tutorial, eles serão supervisionados por mim e formatados por mim, para serem postados neste tópico.



  10. Upvote
    Caronte recebeu reputação de Everson Miranda em [aula 1] lógica de programação   
    Aula - Lógica de programação
    fala pessoal, essa aula é a primeira do conjunto que estarei criando para ensinar programação através da linguagem LUA, e depois, aprender como aplicar no tibia. 
     
    as informações apresentadas a seguir são fundamentais para o apropriado entendimento da logica de programação, porém...
    Caso você esteja buscando a parte mais prática, pule para: Criando Algoritmos
     
         Sem mais delongas, precisamos entender o que é o conceito de lógica de programação, 
    Lógica está contida em um conjunto de atitudes/eventos que tem um sentido por trás, lógica pode tomar várias formas e definições, porém, a que vamos aprender é Lógica de Computador, ela é EXTREMAMENTE necessária para você poder criar scripts, e programar códigos de qualquer tipo e linguagem. A lógica de computador não pode ser argumentada, essa lógica tudo é ou não é, não existe o meio termo ou argumento, ela pode ser entendida na Lógica de Aristóteles com a lei da não contradição, ou é verdadeiro, ou falso.
     
        Nós somos quase totalmente diferentes de máquinas, apesar do nosso cérebro funcionar também por eletricidade, a voltagem é fraca e ele não depende só de eletricidade, mas isso não vem ao caso, o que interessa é a nossa maneira de pensar e agir, aí sim, é totalmente diferente de um computador, Porque Será?
     
        Ao pensarmos, nosso cérebro trabalha no consciente e inconsciente, alguns cientistas acreditam que a decisão acontece já no inconsciente, através de experiências já vividas e considerações, ou seja, você não sabe que seu cérebro já tomou a decisão, até ficar consciente dela (não acredito 100% nisso, essa informação não tem muita base, tem deduções), mas o que temos que entender é que a gente avalia de acordo com o nosso conhecimento já adquirido, e por meio disso, a decisão é tomada através do nosso conhecimento de certo ou errado, e a decisão não precisa ser exata.
     
       Já o computador trabalha através de instruções de linguagens não sofisticadas (códigos de máquina, exemplo: código binário, 0 ou 1), algo que é praticamente incompreensível para os humanos (se não fosse compreensível, não existiria computador), por causa da dificuldade de programar em código de máquina foi criada uma linguagem chamada Assembly que torna muito mais fácil programar, e depois dessa linguagem, foram criadas outras mais sofisticadas.
     
    Criando Algoritmos.
     
       Agora o que precisamos entender é que a nossa maneira de pensar na resolução de problemas é diferente de como devemos escrever para um computador entender, o computador é muito mais burro na hora de interpretar as ideias, pois ele não tem quase nada para se basear além das suas instruções.
     
       Para explicar, vou criar um algoritmo simples para mandar um humano fazer uma determinada tarefa, comprar pão, e depois, vou explicar porque um computador não pode usar o mesmo algoritmo.
     
    Vou usar os seguintes substantivos:
    Pão Dinheiro Troco Casa Padaria Compra Vou usar os seguintes verbos:
    Pegar Ir / Voltar Fazer Dar Essas são as palavras chaves.
    Os verbos numa linguagem normal são geralmente chamados de Sintaxe (ou parte dela), ela é quem dirige a logica, e que faz o script ter sentido.
     
         Já os substantivos são dados valiosos, são variáveis! , variável é uma incógnita sobre o qual você tem controle, e sabe o valor , ela serve para você resumir dados e guardar, vão ser muito usadas se você quiser programar bastante, ela ajuda a identificar dados, e tornar o programa mais legível.  
     
    • Vamos ao algoritmo:
     

     
           Bom, uma tarefa com instruções tão gerais não poderia ser seguida por um computador. A menos que sejam funções, porém isso não é assunto para agora. O fato é que essas instruções são bem mais do que a quantidade necessária para um humano, você pode falar: “Vá à padaria comprar pão”, e ele irá executar perfeitamente.
     
          Porém, se você quer dar um algoritmo de como ir para a padaria para um computador executar terá que ser bem mais específico e falar todas as tarefas que ficam subentendidas para um humano, mas que não são nem um pouco claras para um computador.
     
          Para o computador entender algo parecido do que o humano entende, seria necessária muita inteligência artificial, o que não contamos quando vamos programar em LUA, novamente falo, o computador é burro.
     
       Agora vamos ao algoritmo mais próximo do que um computador precisa, vamos precisar adicionar mais termos ao nosso vocabulário:
     
    Expressões condicionais:
     

    E alguns verbos e termos a mais. Vamos ao algoritmo:
     

     
          As expressões condicionais servem para verificar antes de fazer alguma tarefa, assim, evitamos possíveis erros, por exemplo, caso não tenha dinheiro! Se você mandar o computador pegar o dinheiro e o valor dinheiro não existe, irá gerar erros no seu script.
          Expressões condicionais não servem somente para verificar, servem para selecionar também, por exemplo, uma Quest que precise de level 20 para entrar. 

     
          Esse algoritmo acima já dá uma parte de script, se escrito como LUA.
    A expressão condicional que acabei de passar é considerada fácil, mas para uma Quest é simplesmente isso e mais algumas coisas simples.
     
         Bom, esse é o final da aula de algoritmos, gostaria de saber se fui claro em relação ao tutorial e se alguma coisa passou despercebida que merece alguma atenção a mais, assim posso editar o tópico para ficar melhor.
     
    Exercício:

     
    Resposta:
        [Aula 2] Booleanos e Operadores ---->>
     
  11. Upvote
    Caronte recebeu reputação de DarkWore em Jogo de tabuleiro [Trabalhin da faculdade]   
    Olá, terminei o trabalho da faculdade com um pouco de facilidade, não precisei de muito tempo para fazer, mas queria que alguém visse se tem bugs, porque ainda não achei nenhum, depois de ter tirado um monte.
     
    O que é para fazer: 

     
     
    Aqui vai o código:
     
     

  12. Upvote
    Caronte recebeu reputação de DarkWore em Formatação de tópico + Novo Cargo   
    Olá meu nome é Daniel, sou membro de longa data do Xtibia e fiz parte da equipe do Xtibia e do um sitezinho qualquer, gostaria de sugerir uma coisa que tinha sugerido ao ADM da época, só que ele não deu muita bola, espero que seja diferente com esse ADM. 
     
     
    O que eu quero? 
       Gostaria de propor um novo método de formatação, nele poderíamos fazer o fórum ser muiiiiito mais dinâmico no quesito formatação e também oferecer uma proposta de cargo, no qual acho que ajudaria muito. 
     
    Como funciona a formatação?
          Como o ADM bem deve saber, ou deveria saber, o fórum usava BBCODE, que é um pseudocódigo utilizado para facilitar o entendimento e para informar a plataforma o que editar na formatação HTML. Com a atualização do fórum o BBCODE passou a não existir, e com isso houveram muitos bugs, mas não é disso que estou querendo falar. O que quero falar é do benefício que veio junto com a formatação! Estamos usando HTML para formatar posts!
          Com o HTML nós podemos formatar muito melhor posts, podemos usar embeds e iframes, ISSO É SÓ UMA PARTE QUE O HTML OFERECE e já é muuuuiito. 
     
     
    Iframes:
     
    Destino xtibia
     

     
    Destino Pastebin:
     

     
    Destino Repl.it
     
     

     
     
    Quanto aos embeds eu não sei se é possível, acredito que seja, só não tô conseguindo fazer. CSS eu não sei se dá pra fazer, na época eu tava testando ainda, pois eu tinha acesso quase que total ao XTibia mesmo que sendo moderador, pois o ADM confiava em mim. E esse método não é muito inseguro pois não dá para usar javascript ou outras linguagens de programação, ou seja, não afeta a formatação do site em si, pois os posts são entre <divs> se não me engano. 
    Acho que o certo é eu não poder fazer iframes talvez tiraram mal os meus poderes de mod/admin, MASSSSSS por favor, eu suplico a você ADM, não me tire esse poder!!!
     
     
    Nisso eu entro em outro assunto que também quero falar nesse tópico!
     
    Novos cargos: Gostaria de oferecer um cargo de Tutor, onde o membro não teria nenhum compromisso com a equipe, mas que possa resolver denúncias ou problemas que um moderador poderia, seria como um membro com poderes de moderação. Eu sei, poderia ficar uma bagunça, mas essa patente só seria dada na minha opinião aos de alta confiança, os heróis por exemplo seria possível alguns deles entrarem.
     
     
    Por favor, não me tirem esse poder de formatar HTML, não sei se isso tá disponível para todos os membros, vou ver com outra conta. Gostaria muito de receber esse novo cargo, pois eu não tenho tempo para planejar e ajudar totalmente o Xtibia, mas posso ajudar quando eu tiver tempo e sem compromissos não é que seja uma bagunça, mas é que seja um aumento do reforço, e porque ser moderador? moderador é alguém que precisa se DEDICAR MAIS AINDA, logo a pessoa que fosse entrar pra moderador seria somente quem quiser ajudar totalmente a comunidade sem troco de nada.
     
    Não quero me arrepender de ter revelado que posso formatar HTML.
     
  13. Upvote
    Caronte recebeu reputação de Frenvius em [Resolvido] [Pedido] Ajuda em Background   
    ouuuuu 
     

     
    kkkkkkkk
  14. Upvote
    Caronte recebeu reputação de Farathor em [Resolvido] [Pedido] Ajuda em Background   
    ouuuuu 
     

     
    kkkkkkkk
  15. Upvote
    Caronte recebeu reputação de Insaend em [Tutorial] A arte do pontinho - 1.05   
    Haha, é isso aí, bom conteúdo! Só não aprende quem não quer.
     
     
  16. Upvote
    Caronte deu reputação a Benny em [Resolvido] [Pedido] Ajuda em Background   
    não tinha visto que já tinham feito :t
     
  17. Upvote
  18. Upvote
    Caronte deu reputação a Insaend em [Tutorial] A arte do pontinho - 1.05   
    Bom, dia/tarde/noite. Primeiro peço desculpa pela demora deste tutorial como alguns já sabem eu tenho uma vida bem agitada mas sempre que der eu passo para auxiliar e fazer uns tutoriais que me propus a fazer.
     
    Texturas (Detalhe) em Sprite de perspectiva 45º
     
    A arte do pontinho - 1.05 Texturas
     
    O estudo de hoje rodeia nos trará algo se não o mais complicado equivalente a tão temida perspectiva do Sprite que usamos em nossos projetos de Open Server (TIBIA). Sendo assim o trabalho será sempre efetivado com muito suor e dedos doloridos pois somente com a tentativa e que será feito um bom trabalho.
     
    Na imagem 01 temos cores básicas que já vem configurado no paint, a parte de Cores personalizadas pode ser colocada as cores que mais vamos usar ou mesmo podemos colocá-las na própria imagem para pegarmos com a ferramenta de Conta Gotas.
     
    Texura: não podemos dizer que um monstro a ser derrotado, mas sim uma habilidade a ser trabalhada sendo assim vamos pôr em pratica, mas como vamos fazer isso Sr. Insaend...
    Sabemos q os gráficos do tíbia antigos por volta de 7.1 não eram grandes coisas para os dias de hoje certo mas podemos ver que temos algo em comum todos nos traziam uma nostalgia próxima do que realmente seria o item que o jogo nos apresenta.
     

     
    Tendo em vista que todos os itens podem e devem sempre passar por uma suave atualização para melhoria dos gráficos podemos notar que a grande melhoria, isso se deve a textura pois cada item destes pode nos trazer em grande parte somente um rascunho do que realmente temos em mente para nossos gráficos.
    Tendo em mente Itens hoje vamos brincar com algo que poderia cair de Dragon (Escama/pele “Lizard Scale e Red Dragon Scale”) para itens meio planos e para o tão temido pelo vamos brincar com (Ape Fur e Bear Paw).
    01   02  
    03    04 
     
    Então vamos iniciar.
    1 / 2 -  Lizard Scale (“Escala de Lagarto ou também conhecido como Escama de Lagarto”) Os lagartos contem uma pele que se pode dizer não ser lisa e com isso alguns teriam algo parecido com escama, tipo aquelas que sua Mãe tira do peixe, porem diferentes das do peixe. 

    Para o seguimento em escamas de dragão vamos trabalhar com essa linha.  
    Outline Sprite:
     Tentamos trabalhar um outline de escama de peixe onde cada escama cai sobre a outra assim como um telhado de casa.
    Pintura com Iluminação:
        Logo em seguida podemos pensar que estamos somente dando cor e um pouco de vida com iluminação.
    Detalhes:
      Nessa já fazemos a Iluminação suavizando junto com o que seria a textura (Iluminação + forma = Textura), a forma pode ser identificada nas linhas mais claras que destacara o item como se tivesse o relevo.
               
    Com isso podemos imaginar que este item poderia estar pronto mais e como aplicá-lo em criatura... podemos simplesmente olhar como está sendo feito no peixe a cima já mostrado que foi feita uma texturização bem legal pela CIP.
    3 / 4 -  Ape Fur (“Pele de Macaco”) O primeiro ponto a ser feito e a novamente a Outline.  
    Outline Sprite:
       Nesta parte a outline para os itens somente nos dará a direção a que devemos fazer o uso da iluminação para aplicarmos os tons com sombras. Para que possamos fazer algo como pelos em seguida.
    Pintura com Iluminação:
     Logo em seguida podemos pensar que estamos somente dando cor e um pouco de vida com iluminação.
    Detalhes:
      Nessa já fazemos a Iluminação suavizando junto com o que seria a textura (Iluminação + forma = Textura), nada mais do que já dito a cima porem com um trabalho de AA junto com este pois o item vem pelo por cima de pelos. Um belo trabalho da CIP para caracterizar este item com riqueza de trabalho e o Bear (urso) e o Leão de montaria.... e outros que temos hoje em dia no projeto.
               
    Mas até onde podemos ir sem perde tempo ou mesmo sem ficar sem sentido essa ou demais texturas... o Sprite não precisa ser 100% idêntico ao original mais sim parecido fica a dica.
     
    Segue exemplo de criatura minha:
     
          
    Vídeo do tema.
               
     
     
    A arte do pontinho - Sumario
    A arte do Pontinho - Tom 1.04
    A arte do Pontinho - Perspectiva 2.01
  19. Upvote
    Caronte recebeu reputação de DarkWore em 1# Programando - IDE'S   
    Que nada, tem gente muito mais importante com @zipter98 e @Tony Araujo que tão aí firme e forte. Só não estão postando como antigamente. Vê se eu volto de vez, agora com uma faculdade no pé vou ter que me virar nos 30
     
    Boas IDEs por sinal.
  20. Upvote
    Caronte deu reputação a DarkWore em 1# Programando - IDE'S   
    Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite, Dependendo do Horário que estão vendo esse tópico, hoje eu venho trazer conteúdo para o fórum é algo que poderá ajudar á muitos que está começando no ramo de ots e querem se especializar em uma área mais á fundo e ampliar seus horizontes, bom vamos la estarei deixando umas ferramentas que podem ser útil para vocês.
     
    IDE/Compiladores:
     
    Dev-C++ (Distribuições para Windows e Linux)
    Falcon C++ (Distribuições para Windows e Linux)
    Visual Studio (2017) (Distribuições apenas para Windows)
    CodeBlocks (Distribuições para Windows e Linux)
    Eclipse CDT (Distribuições para Windows e Linux)
    Borland C++ (Distribuições para Windows e Linux)
    NetBeans (Distribuições para Windows e Linux)
    ReSharper C++ (Distribuições para Windows e Linux)
    CLion (Distribuições para Windows e Linux)
    SciTE (Distribuições para Windows e Linux)
     
    PS: Existem Milhares, essas são as que já passei durante o período em que Codo e Programo em C/C++.
     
    Como Escolher á Melhor IDE para Utilizar?
     
    Sem Dúvidas essa é uma Escolha Difícil pois no início tudo é difícil eu recomendo se você quer uma IDE que seja leve, Use o Falcon C++ mais se você quer uma IDE que seja boa e um pouco mais pesada utilize o VS 2017 porém todas as IDE's citadas aqui são boas e não são pesadas á um nível que seu computador consuma mais de 80% da RAM, rs.
     
    Bom é isso esse foi meu primeiro tutorial, espero que tenham gostado, se quiser mais conteúdo do tipo deixe seu Gostei (Famoso REP+) e seu Feedback é de muita importância para mim.
     
    Abraço do Padrinho.
  21. Upvote
    Caronte deu reputação a DarkWore em 1# Programando - IDE'S   
    Over, Over... essa é á primeira dica por isso fixei, se não tem nada de bom pra dizer, porfavor não comente besteira o xtibia atualmente precisa de conteúdo não importa o quanto mais bobo ele parece, você já é programador lua até onde lembro de uns 7 anos atrás então quando você sabe programar em uma língua você adquiri facilidade com outras.
     
    Abraço
    #SOUDAVELHAGUARDAXTIBIANA
  22. Upvote
    Caronte recebeu reputação de Nildson em [Apostila] Lib 000-Const   
    Olá pessoal, venho mais uma vez trazer um tutorial simples, e tentar explicar tudo claramente, esse tutorial pode ficar grande dependendo do desenrolar dele, pois é um pack de tutoriais, então vou usar spoilers para ajudar na formatação do tópico.




    Nota: as informações usadas abaixo, podem ser tanto usadas com o nome, quanto com o número, e podem ser encontradas na pasta lib no arquivo 000-const





    Coordenadas:
    Tutorial feito e formatado por @Caronte.

     

    Combate:  

    Tutorial feito e formatado por @Caronte.



    Slots:

    Tutorial feito e formatado por @Caronte
    Participação: @Night Wolf
     

    Const_ani e Const_me:  


    Tutorial feito e formatado por @Caronte.

     
    [titulo][/titulo]


     
    Os assuntos do tópico poderão se diminuídos ou aumentados de acordo com o desenrolar do tempo,
    gostaria de apoio, e não me incomodaria se alguém se propusesse fazer algum tutorial, eles serão supervisionados por mim e formatados por mim, para serem postados neste tópico.



  23. Upvote
    Caronte recebeu reputação de nociam em [aula 1] lógica de programação   
    Aula - Lógica de programação
    fala pessoal, essa aula é a primeira do conjunto que estarei criando para ensinar programação através da linguagem LUA, e depois, aprender como aplicar no tibia. 
     
    as informações apresentadas a seguir são fundamentais para o apropriado entendimento da logica de programação, porém...
    Caso você esteja buscando a parte mais prática, pule para: Criando Algoritmos
     
         Sem mais delongas, precisamos entender o que é o conceito de lógica de programação, 
    Lógica está contida em um conjunto de atitudes/eventos que tem um sentido por trás, lógica pode tomar várias formas e definições, porém, a que vamos aprender é Lógica de Computador, ela é EXTREMAMENTE necessária para você poder criar scripts, e programar códigos de qualquer tipo e linguagem. A lógica de computador não pode ser argumentada, essa lógica tudo é ou não é, não existe o meio termo ou argumento, ela pode ser entendida na Lógica de Aristóteles com a lei da não contradição, ou é verdadeiro, ou falso.
     
        Nós somos quase totalmente diferentes de máquinas, apesar do nosso cérebro funcionar também por eletricidade, a voltagem é fraca e ele não depende só de eletricidade, mas isso não vem ao caso, o que interessa é a nossa maneira de pensar e agir, aí sim, é totalmente diferente de um computador, Porque Será?
     
        Ao pensarmos, nosso cérebro trabalha no consciente e inconsciente, alguns cientistas acreditam que a decisão acontece já no inconsciente, através de experiências já vividas e considerações, ou seja, você não sabe que seu cérebro já tomou a decisão, até ficar consciente dela (não acredito 100% nisso, essa informação não tem muita base, tem deduções), mas o que temos que entender é que a gente avalia de acordo com o nosso conhecimento já adquirido, e por meio disso, a decisão é tomada através do nosso conhecimento de certo ou errado, e a decisão não precisa ser exata.
     
       Já o computador trabalha através de instruções de linguagens não sofisticadas (códigos de máquina, exemplo: código binário, 0 ou 1), algo que é praticamente incompreensível para os humanos (se não fosse compreensível, não existiria computador), por causa da dificuldade de programar em código de máquina foi criada uma linguagem chamada Assembly que torna muito mais fácil programar, e depois dessa linguagem, foram criadas outras mais sofisticadas.
     
    Criando Algoritmos.
     
       Agora o que precisamos entender é que a nossa maneira de pensar na resolução de problemas é diferente de como devemos escrever para um computador entender, o computador é muito mais burro na hora de interpretar as ideias, pois ele não tem quase nada para se basear além das suas instruções.
     
       Para explicar, vou criar um algoritmo simples para mandar um humano fazer uma determinada tarefa, comprar pão, e depois, vou explicar porque um computador não pode usar o mesmo algoritmo.
     
    Vou usar os seguintes substantivos:
    Pão Dinheiro Troco Casa Padaria Compra Vou usar os seguintes verbos:
    Pegar Ir / Voltar Fazer Dar Essas são as palavras chaves.
    Os verbos numa linguagem normal são geralmente chamados de Sintaxe (ou parte dela), ela é quem dirige a logica, e que faz o script ter sentido.
     
         Já os substantivos são dados valiosos, são variáveis! , variável é uma incógnita sobre o qual você tem controle, e sabe o valor , ela serve para você resumir dados e guardar, vão ser muito usadas se você quiser programar bastante, ela ajuda a identificar dados, e tornar o programa mais legível.  
     
    • Vamos ao algoritmo:
     

     
           Bom, uma tarefa com instruções tão gerais não poderia ser seguida por um computador. A menos que sejam funções, porém isso não é assunto para agora. O fato é que essas instruções são bem mais do que a quantidade necessária para um humano, você pode falar: “Vá à padaria comprar pão”, e ele irá executar perfeitamente.
     
          Porém, se você quer dar um algoritmo de como ir para a padaria para um computador executar terá que ser bem mais específico e falar todas as tarefas que ficam subentendidas para um humano, mas que não são nem um pouco claras para um computador.
     
          Para o computador entender algo parecido do que o humano entende, seria necessária muita inteligência artificial, o que não contamos quando vamos programar em LUA, novamente falo, o computador é burro.
     
       Agora vamos ao algoritmo mais próximo do que um computador precisa, vamos precisar adicionar mais termos ao nosso vocabulário:
     
    Expressões condicionais:
     

    E alguns verbos e termos a mais. Vamos ao algoritmo:
     

     
          As expressões condicionais servem para verificar antes de fazer alguma tarefa, assim, evitamos possíveis erros, por exemplo, caso não tenha dinheiro! Se você mandar o computador pegar o dinheiro e o valor dinheiro não existe, irá gerar erros no seu script.
          Expressões condicionais não servem somente para verificar, servem para selecionar também, por exemplo, uma Quest que precise de level 20 para entrar. 

     
          Esse algoritmo acima já dá uma parte de script, se escrito como LUA.
    A expressão condicional que acabei de passar é considerada fácil, mas para uma Quest é simplesmente isso e mais algumas coisas simples.
     
         Bom, esse é o final da aula de algoritmos, gostaria de saber se fui claro em relação ao tutorial e se alguma coisa passou despercebida que merece alguma atenção a mais, assim posso editar o tópico para ficar melhor.
     
    Exercício:

     
    Resposta:
        [Aula 2] Booleanos e Operadores ---->>
     
  24. Upvote
    Caronte recebeu reputação de iTwx em [aula 1] lógica de programação   
    Aula - Lógica de programação
    fala pessoal, essa aula é a primeira do conjunto que estarei criando para ensinar programação através da linguagem LUA, e depois, aprender como aplicar no tibia. 
     
    as informações apresentadas a seguir são fundamentais para o apropriado entendimento da logica de programação, porém...
    Caso você esteja buscando a parte mais prática, pule para: Criando Algoritmos
     
         Sem mais delongas, precisamos entender o que é o conceito de lógica de programação, 
    Lógica está contida em um conjunto de atitudes/eventos que tem um sentido por trás, lógica pode tomar várias formas e definições, porém, a que vamos aprender é Lógica de Computador, ela é EXTREMAMENTE necessária para você poder criar scripts, e programar códigos de qualquer tipo e linguagem. A lógica de computador não pode ser argumentada, essa lógica tudo é ou não é, não existe o meio termo ou argumento, ela pode ser entendida na Lógica de Aristóteles com a lei da não contradição, ou é verdadeiro, ou falso.
     
        Nós somos quase totalmente diferentes de máquinas, apesar do nosso cérebro funcionar também por eletricidade, a voltagem é fraca e ele não depende só de eletricidade, mas isso não vem ao caso, o que interessa é a nossa maneira de pensar e agir, aí sim, é totalmente diferente de um computador, Porque Será?
     
        Ao pensarmos, nosso cérebro trabalha no consciente e inconsciente, alguns cientistas acreditam que a decisão acontece já no inconsciente, através de experiências já vividas e considerações, ou seja, você não sabe que seu cérebro já tomou a decisão, até ficar consciente dela (não acredito 100% nisso, essa informação não tem muita base, tem deduções), mas o que temos que entender é que a gente avalia de acordo com o nosso conhecimento já adquirido, e por meio disso, a decisão é tomada através do nosso conhecimento de certo ou errado, e a decisão não precisa ser exata.
     
       Já o computador trabalha através de instruções de linguagens não sofisticadas (códigos de máquina, exemplo: código binário, 0 ou 1), algo que é praticamente incompreensível para os humanos (se não fosse compreensível, não existiria computador), por causa da dificuldade de programar em código de máquina foi criada uma linguagem chamada Assembly que torna muito mais fácil programar, e depois dessa linguagem, foram criadas outras mais sofisticadas.
     
    Criando Algoritmos.
     
       Agora o que precisamos entender é que a nossa maneira de pensar na resolução de problemas é diferente de como devemos escrever para um computador entender, o computador é muito mais burro na hora de interpretar as ideias, pois ele não tem quase nada para se basear além das suas instruções.
     
       Para explicar, vou criar um algoritmo simples para mandar um humano fazer uma determinada tarefa, comprar pão, e depois, vou explicar porque um computador não pode usar o mesmo algoritmo.
     
    Vou usar os seguintes substantivos:
    Pão Dinheiro Troco Casa Padaria Compra Vou usar os seguintes verbos:
    Pegar Ir / Voltar Fazer Dar Essas são as palavras chaves.
    Os verbos numa linguagem normal são geralmente chamados de Sintaxe (ou parte dela), ela é quem dirige a logica, e que faz o script ter sentido.
     
         Já os substantivos são dados valiosos, são variáveis! , variável é uma incógnita sobre o qual você tem controle, e sabe o valor , ela serve para você resumir dados e guardar, vão ser muito usadas se você quiser programar bastante, ela ajuda a identificar dados, e tornar o programa mais legível.  
     
    • Vamos ao algoritmo:
     

     
           Bom, uma tarefa com instruções tão gerais não poderia ser seguida por um computador. A menos que sejam funções, porém isso não é assunto para agora. O fato é que essas instruções são bem mais do que a quantidade necessária para um humano, você pode falar: “Vá à padaria comprar pão”, e ele irá executar perfeitamente.
     
          Porém, se você quer dar um algoritmo de como ir para a padaria para um computador executar terá que ser bem mais específico e falar todas as tarefas que ficam subentendidas para um humano, mas que não são nem um pouco claras para um computador.
     
          Para o computador entender algo parecido do que o humano entende, seria necessária muita inteligência artificial, o que não contamos quando vamos programar em LUA, novamente falo, o computador é burro.
     
       Agora vamos ao algoritmo mais próximo do que um computador precisa, vamos precisar adicionar mais termos ao nosso vocabulário:
     
    Expressões condicionais:
     

    E alguns verbos e termos a mais. Vamos ao algoritmo:
     

     
          As expressões condicionais servem para verificar antes de fazer alguma tarefa, assim, evitamos possíveis erros, por exemplo, caso não tenha dinheiro! Se você mandar o computador pegar o dinheiro e o valor dinheiro não existe, irá gerar erros no seu script.
          Expressões condicionais não servem somente para verificar, servem para selecionar também, por exemplo, uma Quest que precise de level 20 para entrar. 

     
          Esse algoritmo acima já dá uma parte de script, se escrito como LUA.
    A expressão condicional que acabei de passar é considerada fácil, mas para uma Quest é simplesmente isso e mais algumas coisas simples.
     
         Bom, esse é o final da aula de algoritmos, gostaria de saber se fui claro em relação ao tutorial e se alguma coisa passou despercebida que merece alguma atenção a mais, assim posso editar o tópico para ficar melhor.
     
    Exercício:

     
    Resposta:
        [Aula 2] Booleanos e Operadores ---->>
     
  25. Upvote
    Caronte recebeu reputação de XzXNoraX em [aula 1] lógica de programação   
    Aula - Lógica de programação
    fala pessoal, essa aula é a primeira do conjunto que estarei criando para ensinar programação através da linguagem LUA, e depois, aprender como aplicar no tibia. 
     
    as informações apresentadas a seguir são fundamentais para o apropriado entendimento da logica de programação, porém...
    Caso você esteja buscando a parte mais prática, pule para: Criando Algoritmos
     
         Sem mais delongas, precisamos entender o que é o conceito de lógica de programação, 
    Lógica está contida em um conjunto de atitudes/eventos que tem um sentido por trás, lógica pode tomar várias formas e definições, porém, a que vamos aprender é Lógica de Computador, ela é EXTREMAMENTE necessária para você poder criar scripts, e programar códigos de qualquer tipo e linguagem. A lógica de computador não pode ser argumentada, essa lógica tudo é ou não é, não existe o meio termo ou argumento, ela pode ser entendida na Lógica de Aristóteles com a lei da não contradição, ou é verdadeiro, ou falso.
     
        Nós somos quase totalmente diferentes de máquinas, apesar do nosso cérebro funcionar também por eletricidade, a voltagem é fraca e ele não depende só de eletricidade, mas isso não vem ao caso, o que interessa é a nossa maneira de pensar e agir, aí sim, é totalmente diferente de um computador, Porque Será?
     
        Ao pensarmos, nosso cérebro trabalha no consciente e inconsciente, alguns cientistas acreditam que a decisão acontece já no inconsciente, através de experiências já vividas e considerações, ou seja, você não sabe que seu cérebro já tomou a decisão, até ficar consciente dela (não acredito 100% nisso, essa informação não tem muita base, tem deduções), mas o que temos que entender é que a gente avalia de acordo com o nosso conhecimento já adquirido, e por meio disso, a decisão é tomada através do nosso conhecimento de certo ou errado, e a decisão não precisa ser exata.
     
       Já o computador trabalha através de instruções de linguagens não sofisticadas (códigos de máquina, exemplo: código binário, 0 ou 1), algo que é praticamente incompreensível para os humanos (se não fosse compreensível, não existiria computador), por causa da dificuldade de programar em código de máquina foi criada uma linguagem chamada Assembly que torna muito mais fácil programar, e depois dessa linguagem, foram criadas outras mais sofisticadas.
     
    Criando Algoritmos.
     
       Agora o que precisamos entender é que a nossa maneira de pensar na resolução de problemas é diferente de como devemos escrever para um computador entender, o computador é muito mais burro na hora de interpretar as ideias, pois ele não tem quase nada para se basear além das suas instruções.
     
       Para explicar, vou criar um algoritmo simples para mandar um humano fazer uma determinada tarefa, comprar pão, e depois, vou explicar porque um computador não pode usar o mesmo algoritmo.
     
    Vou usar os seguintes substantivos:
    Pão Dinheiro Troco Casa Padaria Compra Vou usar os seguintes verbos:
    Pegar Ir / Voltar Fazer Dar Essas são as palavras chaves.
    Os verbos numa linguagem normal são geralmente chamados de Sintaxe (ou parte dela), ela é quem dirige a logica, e que faz o script ter sentido.
     
         Já os substantivos são dados valiosos, são variáveis! , variável é uma incógnita sobre o qual você tem controle, e sabe o valor , ela serve para você resumir dados e guardar, vão ser muito usadas se você quiser programar bastante, ela ajuda a identificar dados, e tornar o programa mais legível.  
     
    • Vamos ao algoritmo:
     

     
           Bom, uma tarefa com instruções tão gerais não poderia ser seguida por um computador. A menos que sejam funções, porém isso não é assunto para agora. O fato é que essas instruções são bem mais do que a quantidade necessária para um humano, você pode falar: “Vá à padaria comprar pão”, e ele irá executar perfeitamente.
     
          Porém, se você quer dar um algoritmo de como ir para a padaria para um computador executar terá que ser bem mais específico e falar todas as tarefas que ficam subentendidas para um humano, mas que não são nem um pouco claras para um computador.
     
          Para o computador entender algo parecido do que o humano entende, seria necessária muita inteligência artificial, o que não contamos quando vamos programar em LUA, novamente falo, o computador é burro.
     
       Agora vamos ao algoritmo mais próximo do que um computador precisa, vamos precisar adicionar mais termos ao nosso vocabulário:
     
    Expressões condicionais:
     

    E alguns verbos e termos a mais. Vamos ao algoritmo:
     

     
          As expressões condicionais servem para verificar antes de fazer alguma tarefa, assim, evitamos possíveis erros, por exemplo, caso não tenha dinheiro! Se você mandar o computador pegar o dinheiro e o valor dinheiro não existe, irá gerar erros no seu script.
          Expressões condicionais não servem somente para verificar, servem para selecionar também, por exemplo, uma Quest que precise de level 20 para entrar. 

     
          Esse algoritmo acima já dá uma parte de script, se escrito como LUA.
    A expressão condicional que acabei de passar é considerada fácil, mas para uma Quest é simplesmente isso e mais algumas coisas simples.
     
         Bom, esse é o final da aula de algoritmos, gostaria de saber se fui claro em relação ao tutorial e se alguma coisa passou despercebida que merece alguma atenção a mais, assim posso editar o tópico para ficar melhor.
     
    Exercício:

     
    Resposta:
        [Aula 2] Booleanos e Operadores ---->>
     
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