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Renato Ribeiro recebeu reputação de Mimow em Formatos #1
Formatos Parte 1 (grounds)
Autor: Renato Ribeiro
Nível: Fácil á Intermediário
Editor usado: RME
Os formatos são muito importantes não só para um desenvolvimento de um mapa, mas concerteza pela sua beleza, ou seja, sua aparência.
Muitos comentam em show off, algo do tipo: "desative seu autoborder", "use raw pallete!". Muitos não entendem, porque o autorborder foi criado para facilitar você a não ter que ficar colocando as bordas, e com o raw pallete não se é possível criar bordas automáticas.
Os formatos do autoborder são muito limitados:
...
Agora já com o raw pallete, mesmo que você tenha um trabalho a mais,
você consegue fazer algo mais belo:
...
Pode perceber que os exemplos do raw pallete são todos formatos apenas por bordas,
e com o autoborder, isto não é possível!
Mas não precisa ser necessáriamente só com bordas, veja os exemplos:
...
Como foi mostrado, eles têm os grounds, ou seja, ela pode ser iniciado diante á um autoborder, e depois usando o raw pallete você pode modificar as "pontas" e as bordas dela.
Aqui vai um exemplo:
1- Comece pelo autoborder.
2- Depois, vá apagando alguns cantos e acrescentando
bordas pelo raw pallete.
3- Depois adicione as pontas, nunca esqueça de nenhuma borda.
4- Faça em todos os lugares que achar que fica legal.
*Nota:
Ficou um pouco estranho, mas deu pra entender o objetivo né? ;p
Você pode também misturar dois tipos de bordas (que sejam do mesmo ground)
fica bonito, mas não pode ficar bugs !
1- Faça uma borda normal, do jeito que ensinei vocês.
2- Depois substitua os as bordas de baixo e direta,
as baixo e esquerda, as de cima e direita ou as de cima e esquerda,
neste exemplo troquei as de baixo e direita.
3- Pode fazer uns formatos meio malucos também.
(desde que fique bonito e coerente)
Espero que tenha gostado e principalmente aprendido!
Vejo vocês no formatos parte 2!
Abraços.
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Renato Ribeiro recebeu reputação de lindox em Dicas Para Praticar.
Dicas para praticar!
Iniciantes á experientes.
Antes de mais nada, isso aqui são dicas, não precisa ser exatamente assim, você pode criar seu jeito de treinar.
• Iniciantes: Você que está começando agora a mappear, é importante ler tutoriais, não podemos negar. Muitos podem dizer que o auto-border só estraga seu mapa, e podem te orientar a não usar desde o princípio, para melhorar. De uma certa forma, está errado. No começo você TEM que usar auto-border, é fundamental. As chances de você criar uma área mais bonita e bem clean usando raw pallete estando no início, é muito baixa. Mas venho lhe trazer um dica que eu usava muito quando eu estava começando. Vá em algum site de mecanismo de busca, google, yahoo, bing (sugiro o google) e procure por imagens de mapas, pegue um que você mais gostar, de preferência. Ou porcure em Show Off aqui mesmo no XTibia.
Abra seu RME, e com a imagem aberta, tente fazer uma paisagem com todos os detalhes que tem na outra imagem. Mas impotante, não faço formato igual, faça tudo diferente mas com tudo que estiver lá.
Como assim? Exemplo, o chão é grass, então ponha grass. Mas tem dirt misturado também!! Então ponha dirt. Use este conceito, tufos de gramas, brushes, árvores, se tiver, você poe! Depois que terminar, compare com a da imagem.
Mas relembrando, não faça igual, formatos diferentes! Isso é muito importante.
Faça isso com umas 20 imagens (sugiro umas duas por dia), com isso, você conseguirá explorar a fundo seu RME (sugiro usar rme para mapear) e onde ficam seus itens nos palletes e suas funções.
• Intermediário: Agora, para você entrar no nível intermediário de mapping, você precisa saber todas as funções de seu Editor. "Fuce" na barra de opções de seu MapEditor, vá em File e veja todas as opções e como funcionam, depois vá em Edit, Map, View, e assim por diante. Sugiro ler um tutorial que explique tudo. Aliás, deve ter um desse aqui no XTibia.
Agora que você já conhece as funções e um pouco dos palletes e onde encontrar os IDs minha dica é começar a criar seu mapa próprio!
Crie um mapa com 3 cidades e várias áreas de caça. Após isso, crie outro, e mais outro e mais outro. Crie uns 10 mapas, alguns com 3 cidades, alguns com 4. Mas não demora não? Sim, demora, mas não esqueça que você está treinando. Não quer virar um mapper?
• Experiente: Agora, para ser experiente, seus mapas tem que respeitar a coerência, a estética e principalmente a jogabilidade.
Minha dica fundamental para este nível de mapping, é criar um mapa inteiro no raw pallete. Sem usar um auto-border.
O que você demorava 2 semanas, vai demorar 2 meses. Você vai virar craque nos formatos e na variedade de detalhes de um mapa.
Claro, ninguém é de ferro, experientes usam auto-border em certos casos, mas para você treinar, crie pelo menos um inteiro sem usar o auto-border.
Estas são dicas elaboradas por min e na minha evolução como mapper eu usei praticamente todas elas.
São dicas que funcionaram comigo, basta você adaptá-las caso não concordem com algo.
Abraços.
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Renato Ribeiro recebeu reputação de FalconObscurity em Dicas Para Praticar.
Dicas para praticar!
Iniciantes á experientes.
Antes de mais nada, isso aqui são dicas, não precisa ser exatamente assim, você pode criar seu jeito de treinar.
• Iniciantes: Você que está começando agora a mappear, é importante ler tutoriais, não podemos negar. Muitos podem dizer que o auto-border só estraga seu mapa, e podem te orientar a não usar desde o princípio, para melhorar. De uma certa forma, está errado. No começo você TEM que usar auto-border, é fundamental. As chances de você criar uma área mais bonita e bem clean usando raw pallete estando no início, é muito baixa. Mas venho lhe trazer um dica que eu usava muito quando eu estava começando. Vá em algum site de mecanismo de busca, google, yahoo, bing (sugiro o google) e procure por imagens de mapas, pegue um que você mais gostar, de preferência. Ou porcure em Show Off aqui mesmo no XTibia.
Abra seu RME, e com a imagem aberta, tente fazer uma paisagem com todos os detalhes que tem na outra imagem. Mas impotante, não faço formato igual, faça tudo diferente mas com tudo que estiver lá.
Como assim? Exemplo, o chão é grass, então ponha grass. Mas tem dirt misturado também!! Então ponha dirt. Use este conceito, tufos de gramas, brushes, árvores, se tiver, você poe! Depois que terminar, compare com a da imagem.
Mas relembrando, não faça igual, formatos diferentes! Isso é muito importante.
Faça isso com umas 20 imagens (sugiro umas duas por dia), com isso, você conseguirá explorar a fundo seu RME (sugiro usar rme para mapear) e onde ficam seus itens nos palletes e suas funções.
• Intermediário: Agora, para você entrar no nível intermediário de mapping, você precisa saber todas as funções de seu Editor. "Fuce" na barra de opções de seu MapEditor, vá em File e veja todas as opções e como funcionam, depois vá em Edit, Map, View, e assim por diante. Sugiro ler um tutorial que explique tudo. Aliás, deve ter um desse aqui no XTibia.
Agora que você já conhece as funções e um pouco dos palletes e onde encontrar os IDs minha dica é começar a criar seu mapa próprio!
Crie um mapa com 3 cidades e várias áreas de caça. Após isso, crie outro, e mais outro e mais outro. Crie uns 10 mapas, alguns com 3 cidades, alguns com 4. Mas não demora não? Sim, demora, mas não esqueça que você está treinando. Não quer virar um mapper?
• Experiente: Agora, para ser experiente, seus mapas tem que respeitar a coerência, a estética e principalmente a jogabilidade.
Minha dica fundamental para este nível de mapping, é criar um mapa inteiro no raw pallete. Sem usar um auto-border.
O que você demorava 2 semanas, vai demorar 2 meses. Você vai virar craque nos formatos e na variedade de detalhes de um mapa.
Claro, ninguém é de ferro, experientes usam auto-border em certos casos, mas para você treinar, crie pelo menos um inteiro sem usar o auto-border.
Estas são dicas elaboradas por min e na minha evolução como mapper eu usei praticamente todas elas.
São dicas que funcionaram comigo, basta você adaptá-las caso não concordem com algo.
Abraços.
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Renato Ribeiro deu reputação a Alexclusive em Chat: Só amigos ou todos on-line?
Opiniões sobre o chat:
Uma lista apenas com seus amigos. (Evitando assim que o usuário receba mensagens indesejáveis) Uma lista com todos da Equipe online. (Para que o usuário possa se sentir sempre conectado com equipe)
E por ultimo talvez uma box separada do chat pra poder servir de bate-bato para todos. (Entrando apenas quem quiser, sabendo que quem entrar pode estar sujeito a receber mensagens indesejáveis)
Sugestão de Tools:
Outfit/Npc Generator.
@Faelzdanil, sobre sua sugestão: "Poderia fazer pra que quando alguém lhe adicionar aos amigos uma notificação é mandada avisando e perguntando se quer adiciona-lo também !"
Existe a opção de aprovar amigos quando você vai em Editar meu Perfil, logo em Configurações Gerais da Conta:
Abraços
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Renato Ribeiro deu reputação a EdMignari em Sprite Editor
O TibiaCanvas é um editor de sprites que visualiza in-game em tempo real e offline.
http://www.youtube.com/watch?v=TCT87Ba9pJc
Download (Versão 0.1 Beta 2)
Scan
Projeto Exemplo:
Algumas teclas de atalho:
Sobre o módulo Slicer:
Aviso:
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Renato Ribeiro recebeu reputação de Gabriel Couto em Dicas Para Praticar.
Dicas para praticar!
Iniciantes á experientes.
Antes de mais nada, isso aqui são dicas, não precisa ser exatamente assim, você pode criar seu jeito de treinar.
• Iniciantes: Você que está começando agora a mappear, é importante ler tutoriais, não podemos negar. Muitos podem dizer que o auto-border só estraga seu mapa, e podem te orientar a não usar desde o princípio, para melhorar. De uma certa forma, está errado. No começo você TEM que usar auto-border, é fundamental. As chances de você criar uma área mais bonita e bem clean usando raw pallete estando no início, é muito baixa. Mas venho lhe trazer um dica que eu usava muito quando eu estava começando. Vá em algum site de mecanismo de busca, google, yahoo, bing (sugiro o google) e procure por imagens de mapas, pegue um que você mais gostar, de preferência. Ou porcure em Show Off aqui mesmo no XTibia.
Abra seu RME, e com a imagem aberta, tente fazer uma paisagem com todos os detalhes que tem na outra imagem. Mas impotante, não faço formato igual, faça tudo diferente mas com tudo que estiver lá.
Como assim? Exemplo, o chão é grass, então ponha grass. Mas tem dirt misturado também!! Então ponha dirt. Use este conceito, tufos de gramas, brushes, árvores, se tiver, você poe! Depois que terminar, compare com a da imagem.
Mas relembrando, não faça igual, formatos diferentes! Isso é muito importante.
Faça isso com umas 20 imagens (sugiro umas duas por dia), com isso, você conseguirá explorar a fundo seu RME (sugiro usar rme para mapear) e onde ficam seus itens nos palletes e suas funções.
• Intermediário: Agora, para você entrar no nível intermediário de mapping, você precisa saber todas as funções de seu Editor. "Fuce" na barra de opções de seu MapEditor, vá em File e veja todas as opções e como funcionam, depois vá em Edit, Map, View, e assim por diante. Sugiro ler um tutorial que explique tudo. Aliás, deve ter um desse aqui no XTibia.
Agora que você já conhece as funções e um pouco dos palletes e onde encontrar os IDs minha dica é começar a criar seu mapa próprio!
Crie um mapa com 3 cidades e várias áreas de caça. Após isso, crie outro, e mais outro e mais outro. Crie uns 10 mapas, alguns com 3 cidades, alguns com 4. Mas não demora não? Sim, demora, mas não esqueça que você está treinando. Não quer virar um mapper?
• Experiente: Agora, para ser experiente, seus mapas tem que respeitar a coerência, a estética e principalmente a jogabilidade.
Minha dica fundamental para este nível de mapping, é criar um mapa inteiro no raw pallete. Sem usar um auto-border.
O que você demorava 2 semanas, vai demorar 2 meses. Você vai virar craque nos formatos e na variedade de detalhes de um mapa.
Claro, ninguém é de ferro, experientes usam auto-border em certos casos, mas para você treinar, crie pelo menos um inteiro sem usar o auto-border.
Estas são dicas elaboradas por min e na minha evolução como mapper eu usei praticamente todas elas.
São dicas que funcionaram comigo, basta você adaptá-las caso não concordem com algo.
Abraços.
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Renato Ribeiro recebeu reputação de Fortspoke em [Atualizado] O Mapa Ideal
Olá Ééékstibianos! (:
[Atualizado: 16, julho de 2010]
Pronto para começar a criar o seu mapa ideal?
Estou trazendo aqui "o mapa ideal", com referências de tutoriais do próprio XTibia.
No fim está os créditos, onde estão todos os autores dos tutoriais.
Elaborado e escrito por min.
O mapa ideal?
O mapa ideal é aquele que é jogável, coerente e belo.
E o XTibia tem conteúdo de sobra para você desenvolver seu mapa ideal!
Muitos não acham, muitos não procuram e também muitos não conhecem muito de fóruns e não sabem procurar. Sim, sim, muitos não sabem.
Por estes e mais motivos, muitos criam "listão" com tutoriais vários tutoriais.
Porém este é diferente, pois quando o "listão" é simplesmente vários tutoriais aleatórios pegos na seção de tutoriais, este aqui contém conteúdo para todos os pontos principais para um bom mapa, seguindo uma espécia de organograma por tópicos de cada parte do mapa.
O MAPA
Dois pontos principais de um mapa, certamente é a Cidade e a Hunt.
Isso não temos dúvidas. Certo?
Porém para todos os tópicos, existem subtópicos, se é que me entendem.
Como por exemplo as Cidades. Para cidades temos as casas, os formatos, os barcos etc.
Para as hunts temos as montanhas, as cavernas, dicas etc.
SEU EDITOR
Primeiramente para que você possa começar a criar mapas bons é necessário você conhecer sobre seu editor. Em sua maioria existem muitas funções que você pode não conhecer. Então é bom começar lendo tutoriais sobre seu editor não é?
• Aprenda a usar seu Remeres Map Editor (RME) antes de tudo.
Clique aqui.
TREINO
• Em tudo para você se tornar craque, ou você nasce com o dom, ou você tem que treinar. Por isso, criei dicas, para que você possa aprender técnicas para treinar mais fácilmente, sem menores problemas e até podendo aprender mais rápido de que outras formas.
Clique aqui.
O NECESSÁRIO
Sua cidade:
• Casas, pois cidade sem casa não é cidade.
Clique aqui.
• Formatos continentais agradáveis e coerentes.
Clique aqui.
• Formatos de bordas sempre deixa o mapa belo, não só na cidade quanto em hunts principalmente.
Clique aqui.
• Construções em geral. Lojas principalmente, você precisa saber fazer também!
Clique aqui.
• Barcos... Hum, muitos se confundem com aquele monte de ids. "Onde poe aquilo? E isto?" Certamente. Mas aqui você aprende.
Clique aqui.
• O templo tem que ser muito bonito, pois é onde o jogador nasce, e como se diz, a primeira impressão é a que fica.
Clique aqui.
• Um bom mapa também tem que ter suas vilas. Vilas são pequenas cidades onde tem poucas casas e poucas construções que ficam em um lugar isolado em beira de mares mais precisamente perto de florestas (é o mais comum, porém nem todas são assim). Não puis tutorial porque é simplesmente uma cidade, faça tudo que você fez para criar a cidade, mas faça muuito menor.
Outros de cidades:
• Aprenda a criar cidade de dwarf.
Clique aqui. • Crie uma cidade do zero.
Tutorial em desenvolvimento por min. Breve atualizarei. • Aprenda aqui a criar um calabouço real.
Clique aqui.
RolePlaying Game:
Sim, sim! Rpg em um mapa deveria ser mais importante do que tudo, o que normalmente não é
Um mapa pode ser extremamente belo, coerente, jogável, pode ser maravilhoso, mas só se tornará fantástico a partir de um bom RPG.
• Aprenda dicas de RPG para seu mapa.
Clique aqui.
Sua hunt:
• É muito importante saber fazer suas caves! Formatos em geral é muito importante...
Clique aqui.
• Não só saber fazer sua cave, mas também saber detalhar ela, isto sim é o mais importante.
Clique aqui.
• Montanhas, concerteza. "Mas Renato, aqui só sai aquele wall reto, não sai a montanha" Ahá, solução:
Clique aqui.
• Para uma montanha bela, tem que saber detalhar ela, é fundamental.
Clique aqui e aqui.
• Cachoeiras? Sim, cachoeiras deixa seu mapa super bonito, porém muitos não sabem fazer e muitos fazem com bugs. Aprenda!
Clique aqui.
• Nature, huuum, uma parte muito importante. Confesso que não sou expert nesta área, mas para todo bom mapa, tem que ter uma boa nature. Concerteza é um elemento fundamental em qualquer mapa.
Clique aqui.
• Muitos criam montanhas de gelo com bugs. Olha, vou ser sincero, muitos não... a maioria! Então aprenda aqui técnicas e dicas para criar não só uma montanha de gelo mas sim um ambiente agradável de gelo para seu mapa.
Clique aqui.
Outras de hunts:
• Crie área de lizards, estilo o de zao.
Clique aqui.
Breve atualizações com mais tutoriais.
Link quebrado? Sugestão? Erros? Críticas?
Comente!
Um abração galera!
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Renato Ribeiro recebeu reputação de GuuhOliveiraXD em [Atualizado] O Mapa Ideal
Olá Ééékstibianos! (:
[Atualizado: 16, julho de 2010]
Pronto para começar a criar o seu mapa ideal?
Estou trazendo aqui "o mapa ideal", com referências de tutoriais do próprio XTibia.
No fim está os créditos, onde estão todos os autores dos tutoriais.
Elaborado e escrito por min.
O mapa ideal?
O mapa ideal é aquele que é jogável, coerente e belo.
E o XTibia tem conteúdo de sobra para você desenvolver seu mapa ideal!
Muitos não acham, muitos não procuram e também muitos não conhecem muito de fóruns e não sabem procurar. Sim, sim, muitos não sabem.
Por estes e mais motivos, muitos criam "listão" com tutoriais vários tutoriais.
Porém este é diferente, pois quando o "listão" é simplesmente vários tutoriais aleatórios pegos na seção de tutoriais, este aqui contém conteúdo para todos os pontos principais para um bom mapa, seguindo uma espécia de organograma por tópicos de cada parte do mapa.
O MAPA
Dois pontos principais de um mapa, certamente é a Cidade e a Hunt.
Isso não temos dúvidas. Certo?
Porém para todos os tópicos, existem subtópicos, se é que me entendem.
Como por exemplo as Cidades. Para cidades temos as casas, os formatos, os barcos etc.
Para as hunts temos as montanhas, as cavernas, dicas etc.
SEU EDITOR
Primeiramente para que você possa começar a criar mapas bons é necessário você conhecer sobre seu editor. Em sua maioria existem muitas funções que você pode não conhecer. Então é bom começar lendo tutoriais sobre seu editor não é?
• Aprenda a usar seu Remeres Map Editor (RME) antes de tudo.
Clique aqui.
TREINO
• Em tudo para você se tornar craque, ou você nasce com o dom, ou você tem que treinar. Por isso, criei dicas, para que você possa aprender técnicas para treinar mais fácilmente, sem menores problemas e até podendo aprender mais rápido de que outras formas.
Clique aqui.
O NECESSÁRIO
Sua cidade:
• Casas, pois cidade sem casa não é cidade.
Clique aqui.
• Formatos continentais agradáveis e coerentes.
Clique aqui.
• Formatos de bordas sempre deixa o mapa belo, não só na cidade quanto em hunts principalmente.
Clique aqui.
• Construções em geral. Lojas principalmente, você precisa saber fazer também!
Clique aqui.
• Barcos... Hum, muitos se confundem com aquele monte de ids. "Onde poe aquilo? E isto?" Certamente. Mas aqui você aprende.
Clique aqui.
• O templo tem que ser muito bonito, pois é onde o jogador nasce, e como se diz, a primeira impressão é a que fica.
Clique aqui.
• Um bom mapa também tem que ter suas vilas. Vilas são pequenas cidades onde tem poucas casas e poucas construções que ficam em um lugar isolado em beira de mares mais precisamente perto de florestas (é o mais comum, porém nem todas são assim). Não puis tutorial porque é simplesmente uma cidade, faça tudo que você fez para criar a cidade, mas faça muuito menor.
Outros de cidades:
• Aprenda a criar cidade de dwarf.
Clique aqui. • Crie uma cidade do zero.
Tutorial em desenvolvimento por min. Breve atualizarei. • Aprenda aqui a criar um calabouço real.
Clique aqui.
RolePlaying Game:
Sim, sim! Rpg em um mapa deveria ser mais importante do que tudo, o que normalmente não é
Um mapa pode ser extremamente belo, coerente, jogável, pode ser maravilhoso, mas só se tornará fantástico a partir de um bom RPG.
• Aprenda dicas de RPG para seu mapa.
Clique aqui.
Sua hunt:
• É muito importante saber fazer suas caves! Formatos em geral é muito importante...
Clique aqui.
• Não só saber fazer sua cave, mas também saber detalhar ela, isto sim é o mais importante.
Clique aqui.
• Montanhas, concerteza. "Mas Renato, aqui só sai aquele wall reto, não sai a montanha" Ahá, solução:
Clique aqui.
• Para uma montanha bela, tem que saber detalhar ela, é fundamental.
Clique aqui e aqui.
• Cachoeiras? Sim, cachoeiras deixa seu mapa super bonito, porém muitos não sabem fazer e muitos fazem com bugs. Aprenda!
Clique aqui.
• Nature, huuum, uma parte muito importante. Confesso que não sou expert nesta área, mas para todo bom mapa, tem que ter uma boa nature. Concerteza é um elemento fundamental em qualquer mapa.
Clique aqui.
• Muitos criam montanhas de gelo com bugs. Olha, vou ser sincero, muitos não... a maioria! Então aprenda aqui técnicas e dicas para criar não só uma montanha de gelo mas sim um ambiente agradável de gelo para seu mapa.
Clique aqui.
Outras de hunts:
• Crie área de lizards, estilo o de zao.
Clique aqui.
Breve atualizações com mais tutoriais.
Link quebrado? Sugestão? Erros? Críticas?
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Um abração galera!
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Renato Ribeiro recebeu reputação de fredpadua em Contraste
Brener, na verdade o visual é por causa do sistema que utilizamos. Tanto o tk quanto o xt utilizam o IPB, se eu não me engano nossa versão é um pouco mais atualizada. O XT utiliza o layout padrão com algumas modificações. O nosso foi comprado de uma empresa de layouts.
Mas vamos parar de falar disso, se não eles vão querer fechar o tópico por """desvio do assunto do tópico""".
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Cara, você não percebeu que eu to falando de um assunto sério aqui? Pra começar, sou um newfagzinho de merda, e você nem deveria estar comentando neste tópico. Se quiser levar a sério, ótimo, se não quer não atrapalhe...
Depois fecham o tópico porque começou uma confusãozinha de merda por causa de "newfags" chorões, cheio de mimimi, etc e tal, mas os culpados sempre são vocês.
Se essa merda não fosse sério eu teria postado lá no barzinho. E aliás, volta pra lá vai.
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Renato Ribeiro recebeu reputação de Ogromovell em Dicas Para Praticar.
Humor a dicas?
Não entendi
Posso até deixar uma coisa mais legal de se ler,
mas não é pra ser engraçado, até porque não é uma piada
Abraços
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Renato Ribeiro recebeu reputação de Heloyy em [Atualizado] O Mapa Ideal
Olá Ééékstibianos! (:
[Atualizado: 16, julho de 2010]
Pronto para começar a criar o seu mapa ideal?
Estou trazendo aqui "o mapa ideal", com referências de tutoriais do próprio XTibia.
No fim está os créditos, onde estão todos os autores dos tutoriais.
Elaborado e escrito por min.
O mapa ideal?
O mapa ideal é aquele que é jogável, coerente e belo.
E o XTibia tem conteúdo de sobra para você desenvolver seu mapa ideal!
Muitos não acham, muitos não procuram e também muitos não conhecem muito de fóruns e não sabem procurar. Sim, sim, muitos não sabem.
Por estes e mais motivos, muitos criam "listão" com tutoriais vários tutoriais.
Porém este é diferente, pois quando o "listão" é simplesmente vários tutoriais aleatórios pegos na seção de tutoriais, este aqui contém conteúdo para todos os pontos principais para um bom mapa, seguindo uma espécia de organograma por tópicos de cada parte do mapa.
O MAPA
Dois pontos principais de um mapa, certamente é a Cidade e a Hunt.
Isso não temos dúvidas. Certo?
Porém para todos os tópicos, existem subtópicos, se é que me entendem.
Como por exemplo as Cidades. Para cidades temos as casas, os formatos, os barcos etc.
Para as hunts temos as montanhas, as cavernas, dicas etc.
SEU EDITOR
Primeiramente para que você possa começar a criar mapas bons é necessário você conhecer sobre seu editor. Em sua maioria existem muitas funções que você pode não conhecer. Então é bom começar lendo tutoriais sobre seu editor não é?
• Aprenda a usar seu Remeres Map Editor (RME) antes de tudo.
Clique aqui.
TREINO
• Em tudo para você se tornar craque, ou você nasce com o dom, ou você tem que treinar. Por isso, criei dicas, para que você possa aprender técnicas para treinar mais fácilmente, sem menores problemas e até podendo aprender mais rápido de que outras formas.
Clique aqui.
O NECESSÁRIO
Sua cidade:
• Casas, pois cidade sem casa não é cidade.
Clique aqui.
• Formatos continentais agradáveis e coerentes.
Clique aqui.
• Formatos de bordas sempre deixa o mapa belo, não só na cidade quanto em hunts principalmente.
Clique aqui.
• Construções em geral. Lojas principalmente, você precisa saber fazer também!
Clique aqui.
• Barcos... Hum, muitos se confundem com aquele monte de ids. "Onde poe aquilo? E isto?" Certamente. Mas aqui você aprende.
Clique aqui.
• O templo tem que ser muito bonito, pois é onde o jogador nasce, e como se diz, a primeira impressão é a que fica.
Clique aqui.
• Um bom mapa também tem que ter suas vilas. Vilas são pequenas cidades onde tem poucas casas e poucas construções que ficam em um lugar isolado em beira de mares mais precisamente perto de florestas (é o mais comum, porém nem todas são assim). Não puis tutorial porque é simplesmente uma cidade, faça tudo que você fez para criar a cidade, mas faça muuito menor.
Outros de cidades:
• Aprenda a criar cidade de dwarf.
Clique aqui. • Crie uma cidade do zero.
Tutorial em desenvolvimento por min. Breve atualizarei. • Aprenda aqui a criar um calabouço real.
Clique aqui.
RolePlaying Game:
Sim, sim! Rpg em um mapa deveria ser mais importante do que tudo, o que normalmente não é
Um mapa pode ser extremamente belo, coerente, jogável, pode ser maravilhoso, mas só se tornará fantástico a partir de um bom RPG.
• Aprenda dicas de RPG para seu mapa.
Clique aqui.
Sua hunt:
• É muito importante saber fazer suas caves! Formatos em geral é muito importante...
Clique aqui.
• Não só saber fazer sua cave, mas também saber detalhar ela, isto sim é o mais importante.
Clique aqui.
• Montanhas, concerteza. "Mas Renato, aqui só sai aquele wall reto, não sai a montanha" Ahá, solução:
Clique aqui.
• Para uma montanha bela, tem que saber detalhar ela, é fundamental.
Clique aqui e aqui.
• Cachoeiras? Sim, cachoeiras deixa seu mapa super bonito, porém muitos não sabem fazer e muitos fazem com bugs. Aprenda!
Clique aqui.
• Nature, huuum, uma parte muito importante. Confesso que não sou expert nesta área, mas para todo bom mapa, tem que ter uma boa nature. Concerteza é um elemento fundamental em qualquer mapa.
Clique aqui.
• Muitos criam montanhas de gelo com bugs. Olha, vou ser sincero, muitos não... a maioria! Então aprenda aqui técnicas e dicas para criar não só uma montanha de gelo mas sim um ambiente agradável de gelo para seu mapa.
Clique aqui.
Outras de hunts:
• Crie área de lizards, estilo o de zao.
Clique aqui.
Breve atualizações com mais tutoriais.
Link quebrado? Sugestão? Erros? Críticas?
Comente!
Um abração galera!
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Renato Ribeiro recebeu reputação de Gabriel Couto em Nightmare Estilo Yalahar
Criando área de nightmare estilo Yalahar!
Autor: Renato Ribeiro
Editor usado: RME
Nível: Iniciante[médio].
Resumo:
Aprenda a criar passo a passo, um local com natureza morta,
parecido com o área dos nightmares que existe em yalahar.
- Tutorial -
1 - Terreno
1.1 - Faça o terreno com Dirt Ground.
1.2 - Faça uma montanha. Pode ser uma cave, ou um castelo etc.
(é de onde o player vai chegar no local)
1.3 - Hora de adicionar o grass e o dried grass.
1.3.1 - (IDs de grounds usados)
1.3.2 - Adicione o grass.
1.3.3 - Em seguida, adicione o dried grass.
(faça tudo pelo autoborder, pois depois iremos mudar)
(ids: 8331)
2 - Detalhando os terrenos
2.1 - Adicione algumas dead tree's
(ids: 2710 á 2730)
2.2 - E alguns caixês e/ou tumúlos.
(ids: 1415 e 1416)
2.3 - Lembram do tutorial "Formatos #1 (grounds)" que eu fiz?
Hora de usar! Caso ainda não o-viu, clique aqui.
Ajuste as boras do dried grass, para ficar agradável.
2.4 - Adicione pedras andáveis, tufos de gramas (grass e dried grass)
e caso queira, alguns (poucos) bushes (natureza viva)
(ids: 3610 / 3648 / 10738 / 6217 / 2767)
2.5 - Por último e não menos importante, adicione gravel,
tocos de árvores, e alguns branches.
(ids: 6476 / 8788 / 8787)
3 - Construções*
3.1 - Comece usando stone wall.
(ids: 9118 á 9143)
* O TERRENO DAS CONSTRUÇÕES NÃO FORAM DETALHADAS!
3.2 - "Misture" com white stone wall.
(ids: 9183 á 9186 / 1116)
3.3 - "Quebre" as paredes e adicione os archway's.
(ids: 9294 á 9299 / 9164 e 9163 / 1122 e 1123)
4- Detalhamento das contruções.
4.1 - Primeiramente adicione o ground "white marble floor".
Em seguida, adicione pedras andáveis dentro, algumas não
andáveis nas paredes e adicione também a black tree.
A black tree ocupa 2 andares.
(ids: 406 / 5619 á 5624 / 8797 á 8818)
4.2 - Agora, finalize com o telhado.
Alguns raillings refentes á parede "white stone wall",
com o ground "white marble floor", um pouco de "rock"
e algumas pedras.
(ids: 1590 á 1593 / 1292 e 1291)
Pronto, area de nightmare estilo yalahar está completa!
Faça sua área e poste aqui!
Abraços,
Renato Ribeiro.
XTibia - A sua comunidade de Tibia e OTserv.
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Renato Ribeiro recebeu reputação de HisashiitYamaguti em Lizards Estilo Zao
"Trabalhando por um futuro melhor do XTibia." kaonic
Lizards Estilo Zao
Autor: Renato (Kyvorgury)
Editor: RME / 8.54 +
Nível: Intermediário
Conteúdo:
• Terreno
• Detalhes do Terreno
• Casas dos Lizards
• Detalhes das casas
• Entrada das casas
1- Terreno
1.1 - Começe com o jungle grass para o terreno.
1.2 - Para as sujeiras e terra, não se usa dirt, mas sim jungle dirt.
2- Detalhes do Terreno
2.1 - Em lizards de zao, é muito comum ver gravel em abundância.
2.2 - Adicione várias pedrinhas andáveis.
2.3 - Adicione também tufos de grama em abundância, de preferência aos maiores
no jungle grass e os menores no jungle dirt, é comum isso nos lizards de zao.
Adicione também algumas kisser flowers.
2.4 - Lizards Zao começa a se aparecer, adicione tall grass e
algumas dragon pental tree.
IDs - Tall grass: 10914 / Dragon pentral tree: 10732
2.5 - Use para os caminhos
3- Casas dos Lizards
3.1 - Os formatos das casas dos lizards são diferentes, nunca os faça quadrado.
As pontas são assim que devem ser feitas em zao:
3.2 - Paredes da casa, existem 3 cuja os ids estão na foto.
No formato eu usei o 10669 mas no tutorial irei usar o 10650.
3.3 - Para o chão da casa, existem dois tipos.
Este aqui é o decorative dragon tile, o que irei usar
Sobre a escada e o outro chão, ira saber mais tarde
ID - Decorative dragon tile: 10847
3.4 - Para telhado das casas, usa-se o black dragon roof.
Em quase todas as casas de lizards em zao, são formados
por dois andares. Por isto á escada na outra imagem.
O chão usado foi o ancient dragon tile.
IDs - Telhado: 10883 / Anciente dragon tile: 10767
3.5 - Enfim, faça o telhado do segundo andar
4- Detalhes das casas
4.1 - Para os detalhes, você pode usar as bandeiras compridas,
as badeiras penduradas, os dragões com as bolas, pedrinhas
andáveis (poucas) e pode misturar os grounds nos cantos.
4.2 - Pode por o trono no segundo andar e as bandeiras compridas
em cima do telhado.
4.3 - Ponha outras bandeiras no telhado do segundo andar se preferir.
Agora a casa do lizard está completa.
5- Entrada das casas
As entradas são opcionais, existem em algumas e em outras não.
5.1 - Primeiro vamos adaptar a entrada para ficar igual
dos dois lados.
5.2 - Adicione dois raillings verticais.
Em seguida adicione os "postes" na frente dos segundos raillings.
E depois adicione o arco de um poste ao outro.
IDs - Poste: 10699 / Raillings: 10694 e 10691 / Arco reto: 10702
/ Arcos curvados: 10725 e 10726
5.3 - No andar de cima, eu adicionei uma pequena estátua.
ID: 10721
○ Chegamos ao final, se quiser, adicione mais
alguns detalhes, por exemplo no telhado:
○ Porcure em {Raw Pallete / Others} lá no final da lista
existem váriositems de zao que você pode aproveitar.
○ Resultado de nossa ilha:
○ Você pode adicionar umas stones de caminhos também
se preferir. Elas são muito comuns nos lizards de zao.
• Outros exemplos de ambientes de lizards que você pode fazer
com os mesmos items utilizados:
______
Após este tutorial, faça a sua própria ilha e depois vá
descançar, ler um livro, assistir TV etc
Abraços
Boa Sorte.
[/cansei.
Desculpe pela qualidade das imagens.
-
Renato Ribeiro recebeu reputação de MasterThe em Tecnicas Para Cachoeiras
Trabalhando para um futuro melhor do XTibia.
frase by kaonic
Primeiro de tudo vou avisando que essa skin vai ser única, pois
o burrinho aqui só salvou em jpeg. ¬¬
Não enfeitei muito pois o objetivo é mostrar á vocês duas
técnicas muito boas para a criação de cachoeiras.
Skin por: Renato
Tutorial por: Renato
Outra demonstração aplicando a técnica:
* Correção, agora que eu vi: no Tutorial é "Criando sua cachoeira em tile de..."
Comi o em, desculpas '-'
Abraços.
Renato Ribeiro.
-
Renato Ribeiro recebeu reputação de UsBaun em [Atualizado] O Mapa Ideal
Olá Ééékstibianos! (:
[Atualizado: 16, julho de 2010]
Pronto para começar a criar o seu mapa ideal?
Estou trazendo aqui "o mapa ideal", com referências de tutoriais do próprio XTibia.
No fim está os créditos, onde estão todos os autores dos tutoriais.
Elaborado e escrito por min.
O mapa ideal?
O mapa ideal é aquele que é jogável, coerente e belo.
E o XTibia tem conteúdo de sobra para você desenvolver seu mapa ideal!
Muitos não acham, muitos não procuram e também muitos não conhecem muito de fóruns e não sabem procurar. Sim, sim, muitos não sabem.
Por estes e mais motivos, muitos criam "listão" com tutoriais vários tutoriais.
Porém este é diferente, pois quando o "listão" é simplesmente vários tutoriais aleatórios pegos na seção de tutoriais, este aqui contém conteúdo para todos os pontos principais para um bom mapa, seguindo uma espécia de organograma por tópicos de cada parte do mapa.
O MAPA
Dois pontos principais de um mapa, certamente é a Cidade e a Hunt.
Isso não temos dúvidas. Certo?
Porém para todos os tópicos, existem subtópicos, se é que me entendem.
Como por exemplo as Cidades. Para cidades temos as casas, os formatos, os barcos etc.
Para as hunts temos as montanhas, as cavernas, dicas etc.
SEU EDITOR
Primeiramente para que você possa começar a criar mapas bons é necessário você conhecer sobre seu editor. Em sua maioria existem muitas funções que você pode não conhecer. Então é bom começar lendo tutoriais sobre seu editor não é?
• Aprenda a usar seu Remeres Map Editor (RME) antes de tudo.
Clique aqui.
TREINO
• Em tudo para você se tornar craque, ou você nasce com o dom, ou você tem que treinar. Por isso, criei dicas, para que você possa aprender técnicas para treinar mais fácilmente, sem menores problemas e até podendo aprender mais rápido de que outras formas.
Clique aqui.
O NECESSÁRIO
Sua cidade:
• Casas, pois cidade sem casa não é cidade.
Clique aqui.
• Formatos continentais agradáveis e coerentes.
Clique aqui.
• Formatos de bordas sempre deixa o mapa belo, não só na cidade quanto em hunts principalmente.
Clique aqui.
• Construções em geral. Lojas principalmente, você precisa saber fazer também!
Clique aqui.
• Barcos... Hum, muitos se confundem com aquele monte de ids. "Onde poe aquilo? E isto?" Certamente. Mas aqui você aprende.
Clique aqui.
• O templo tem que ser muito bonito, pois é onde o jogador nasce, e como se diz, a primeira impressão é a que fica.
Clique aqui.
• Um bom mapa também tem que ter suas vilas. Vilas são pequenas cidades onde tem poucas casas e poucas construções que ficam em um lugar isolado em beira de mares mais precisamente perto de florestas (é o mais comum, porém nem todas são assim). Não puis tutorial porque é simplesmente uma cidade, faça tudo que você fez para criar a cidade, mas faça muuito menor.
Outros de cidades:
• Aprenda a criar cidade de dwarf.
Clique aqui. • Crie uma cidade do zero.
Tutorial em desenvolvimento por min. Breve atualizarei. • Aprenda aqui a criar um calabouço real.
Clique aqui.
RolePlaying Game:
Sim, sim! Rpg em um mapa deveria ser mais importante do que tudo, o que normalmente não é
Um mapa pode ser extremamente belo, coerente, jogável, pode ser maravilhoso, mas só se tornará fantástico a partir de um bom RPG.
• Aprenda dicas de RPG para seu mapa.
Clique aqui.
Sua hunt:
• É muito importante saber fazer suas caves! Formatos em geral é muito importante...
Clique aqui.
• Não só saber fazer sua cave, mas também saber detalhar ela, isto sim é o mais importante.
Clique aqui.
• Montanhas, concerteza. "Mas Renato, aqui só sai aquele wall reto, não sai a montanha" Ahá, solução:
Clique aqui.
• Para uma montanha bela, tem que saber detalhar ela, é fundamental.
Clique aqui e aqui.
• Cachoeiras? Sim, cachoeiras deixa seu mapa super bonito, porém muitos não sabem fazer e muitos fazem com bugs. Aprenda!
Clique aqui.
• Nature, huuum, uma parte muito importante. Confesso que não sou expert nesta área, mas para todo bom mapa, tem que ter uma boa nature. Concerteza é um elemento fundamental em qualquer mapa.
Clique aqui.
• Muitos criam montanhas de gelo com bugs. Olha, vou ser sincero, muitos não... a maioria! Então aprenda aqui técnicas e dicas para criar não só uma montanha de gelo mas sim um ambiente agradável de gelo para seu mapa.
Clique aqui.
Outras de hunts:
• Crie área de lizards, estilo o de zao.
Clique aqui.
Breve atualizações com mais tutoriais.
Link quebrado? Sugestão? Erros? Críticas?
Comente!
Um abração galera!
-
Renato Ribeiro recebeu reputação de dirceujunior1 em [Atualizado] O Mapa Ideal
Olá Ééékstibianos! (:
[Atualizado: 16, julho de 2010]
Pronto para começar a criar o seu mapa ideal?
Estou trazendo aqui "o mapa ideal", com referências de tutoriais do próprio XTibia.
No fim está os créditos, onde estão todos os autores dos tutoriais.
Elaborado e escrito por min.
O mapa ideal?
O mapa ideal é aquele que é jogável, coerente e belo.
E o XTibia tem conteúdo de sobra para você desenvolver seu mapa ideal!
Muitos não acham, muitos não procuram e também muitos não conhecem muito de fóruns e não sabem procurar. Sim, sim, muitos não sabem.
Por estes e mais motivos, muitos criam "listão" com tutoriais vários tutoriais.
Porém este é diferente, pois quando o "listão" é simplesmente vários tutoriais aleatórios pegos na seção de tutoriais, este aqui contém conteúdo para todos os pontos principais para um bom mapa, seguindo uma espécia de organograma por tópicos de cada parte do mapa.
O MAPA
Dois pontos principais de um mapa, certamente é a Cidade e a Hunt.
Isso não temos dúvidas. Certo?
Porém para todos os tópicos, existem subtópicos, se é que me entendem.
Como por exemplo as Cidades. Para cidades temos as casas, os formatos, os barcos etc.
Para as hunts temos as montanhas, as cavernas, dicas etc.
SEU EDITOR
Primeiramente para que você possa começar a criar mapas bons é necessário você conhecer sobre seu editor. Em sua maioria existem muitas funções que você pode não conhecer. Então é bom começar lendo tutoriais sobre seu editor não é?
• Aprenda a usar seu Remeres Map Editor (RME) antes de tudo.
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TREINO
• Em tudo para você se tornar craque, ou você nasce com o dom, ou você tem que treinar. Por isso, criei dicas, para que você possa aprender técnicas para treinar mais fácilmente, sem menores problemas e até podendo aprender mais rápido de que outras formas.
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O NECESSÁRIO
Sua cidade:
• Casas, pois cidade sem casa não é cidade.
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• Formatos continentais agradáveis e coerentes.
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• Formatos de bordas sempre deixa o mapa belo, não só na cidade quanto em hunts principalmente.
Clique aqui.
• Construções em geral. Lojas principalmente, você precisa saber fazer também!
Clique aqui.
• Barcos... Hum, muitos se confundem com aquele monte de ids. "Onde poe aquilo? E isto?" Certamente. Mas aqui você aprende.
Clique aqui.
• O templo tem que ser muito bonito, pois é onde o jogador nasce, e como se diz, a primeira impressão é a que fica.
Clique aqui.
• Um bom mapa também tem que ter suas vilas. Vilas são pequenas cidades onde tem poucas casas e poucas construções que ficam em um lugar isolado em beira de mares mais precisamente perto de florestas (é o mais comum, porém nem todas são assim). Não puis tutorial porque é simplesmente uma cidade, faça tudo que você fez para criar a cidade, mas faça muuito menor.
Outros de cidades:
• Aprenda a criar cidade de dwarf.
Clique aqui. • Crie uma cidade do zero.
Tutorial em desenvolvimento por min. Breve atualizarei. • Aprenda aqui a criar um calabouço real.
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RolePlaying Game:
Sim, sim! Rpg em um mapa deveria ser mais importante do que tudo, o que normalmente não é
Um mapa pode ser extremamente belo, coerente, jogável, pode ser maravilhoso, mas só se tornará fantástico a partir de um bom RPG.
• Aprenda dicas de RPG para seu mapa.
Clique aqui.
Sua hunt:
• É muito importante saber fazer suas caves! Formatos em geral é muito importante...
Clique aqui.
• Não só saber fazer sua cave, mas também saber detalhar ela, isto sim é o mais importante.
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• Montanhas, concerteza. "Mas Renato, aqui só sai aquele wall reto, não sai a montanha" Ahá, solução:
Clique aqui.
• Para uma montanha bela, tem que saber detalhar ela, é fundamental.
Clique aqui e aqui.
• Cachoeiras? Sim, cachoeiras deixa seu mapa super bonito, porém muitos não sabem fazer e muitos fazem com bugs. Aprenda!
Clique aqui.
• Nature, huuum, uma parte muito importante. Confesso que não sou expert nesta área, mas para todo bom mapa, tem que ter uma boa nature. Concerteza é um elemento fundamental em qualquer mapa.
Clique aqui.
• Muitos criam montanhas de gelo com bugs. Olha, vou ser sincero, muitos não... a maioria! Então aprenda aqui técnicas e dicas para criar não só uma montanha de gelo mas sim um ambiente agradável de gelo para seu mapa.
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Outras de hunts:
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Clique aqui.
Breve atualizações com mais tutoriais.
Link quebrado? Sugestão? Erros? Críticas?
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Renato Ribeiro recebeu reputação de luskinha77 em [Atualizado] O Mapa Ideal
Olá Ééékstibianos! (:
[Atualizado: 16, julho de 2010]
Pronto para começar a criar o seu mapa ideal?
Estou trazendo aqui "o mapa ideal", com referências de tutoriais do próprio XTibia.
No fim está os créditos, onde estão todos os autores dos tutoriais.
Elaborado e escrito por min.
O mapa ideal?
O mapa ideal é aquele que é jogável, coerente e belo.
E o XTibia tem conteúdo de sobra para você desenvolver seu mapa ideal!
Muitos não acham, muitos não procuram e também muitos não conhecem muito de fóruns e não sabem procurar. Sim, sim, muitos não sabem.
Por estes e mais motivos, muitos criam "listão" com tutoriais vários tutoriais.
Porém este é diferente, pois quando o "listão" é simplesmente vários tutoriais aleatórios pegos na seção de tutoriais, este aqui contém conteúdo para todos os pontos principais para um bom mapa, seguindo uma espécia de organograma por tópicos de cada parte do mapa.
O MAPA
Dois pontos principais de um mapa, certamente é a Cidade e a Hunt.
Isso não temos dúvidas. Certo?
Porém para todos os tópicos, existem subtópicos, se é que me entendem.
Como por exemplo as Cidades. Para cidades temos as casas, os formatos, os barcos etc.
Para as hunts temos as montanhas, as cavernas, dicas etc.
SEU EDITOR
Primeiramente para que você possa começar a criar mapas bons é necessário você conhecer sobre seu editor. Em sua maioria existem muitas funções que você pode não conhecer. Então é bom começar lendo tutoriais sobre seu editor não é?
• Aprenda a usar seu Remeres Map Editor (RME) antes de tudo.
Clique aqui.
TREINO
• Em tudo para você se tornar craque, ou você nasce com o dom, ou você tem que treinar. Por isso, criei dicas, para que você possa aprender técnicas para treinar mais fácilmente, sem menores problemas e até podendo aprender mais rápido de que outras formas.
Clique aqui.
O NECESSÁRIO
Sua cidade:
• Casas, pois cidade sem casa não é cidade.
Clique aqui.
• Formatos continentais agradáveis e coerentes.
Clique aqui.
• Formatos de bordas sempre deixa o mapa belo, não só na cidade quanto em hunts principalmente.
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• Construções em geral. Lojas principalmente, você precisa saber fazer também!
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• Barcos... Hum, muitos se confundem com aquele monte de ids. "Onde poe aquilo? E isto?" Certamente. Mas aqui você aprende.
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• O templo tem que ser muito bonito, pois é onde o jogador nasce, e como se diz, a primeira impressão é a que fica.
Clique aqui.
• Um bom mapa também tem que ter suas vilas. Vilas são pequenas cidades onde tem poucas casas e poucas construções que ficam em um lugar isolado em beira de mares mais precisamente perto de florestas (é o mais comum, porém nem todas são assim). Não puis tutorial porque é simplesmente uma cidade, faça tudo que você fez para criar a cidade, mas faça muuito menor.
Outros de cidades:
• Aprenda a criar cidade de dwarf.
Clique aqui. • Crie uma cidade do zero.
Tutorial em desenvolvimento por min. Breve atualizarei. • Aprenda aqui a criar um calabouço real.
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RolePlaying Game:
Sim, sim! Rpg em um mapa deveria ser mais importante do que tudo, o que normalmente não é
Um mapa pode ser extremamente belo, coerente, jogável, pode ser maravilhoso, mas só se tornará fantástico a partir de um bom RPG.
• Aprenda dicas de RPG para seu mapa.
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Sua hunt:
• É muito importante saber fazer suas caves! Formatos em geral é muito importante...
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• Não só saber fazer sua cave, mas também saber detalhar ela, isto sim é o mais importante.
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• Nature, huuum, uma parte muito importante. Confesso que não sou expert nesta área, mas para todo bom mapa, tem que ter uma boa nature. Concerteza é um elemento fundamental em qualquer mapa.
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Renato Ribeiro recebeu reputação de Guerreira em Dicas Para Praticar.
Dicas para praticar!
Iniciantes á experientes.
Antes de mais nada, isso aqui são dicas, não precisa ser exatamente assim, você pode criar seu jeito de treinar.
• Iniciantes: Você que está começando agora a mappear, é importante ler tutoriais, não podemos negar. Muitos podem dizer que o auto-border só estraga seu mapa, e podem te orientar a não usar desde o princípio, para melhorar. De uma certa forma, está errado. No começo você TEM que usar auto-border, é fundamental. As chances de você criar uma área mais bonita e bem clean usando raw pallete estando no início, é muito baixa. Mas venho lhe trazer um dica que eu usava muito quando eu estava começando. Vá em algum site de mecanismo de busca, google, yahoo, bing (sugiro o google) e procure por imagens de mapas, pegue um que você mais gostar, de preferência. Ou porcure em Show Off aqui mesmo no XTibia.
Abra seu RME, e com a imagem aberta, tente fazer uma paisagem com todos os detalhes que tem na outra imagem. Mas impotante, não faço formato igual, faça tudo diferente mas com tudo que estiver lá.
Como assim? Exemplo, o chão é grass, então ponha grass. Mas tem dirt misturado também!! Então ponha dirt. Use este conceito, tufos de gramas, brushes, árvores, se tiver, você poe! Depois que terminar, compare com a da imagem.
Mas relembrando, não faça igual, formatos diferentes! Isso é muito importante.
Faça isso com umas 20 imagens (sugiro umas duas por dia), com isso, você conseguirá explorar a fundo seu RME (sugiro usar rme para mapear) e onde ficam seus itens nos palletes e suas funções.
• Intermediário: Agora, para você entrar no nível intermediário de mapping, você precisa saber todas as funções de seu Editor. "Fuce" na barra de opções de seu MapEditor, vá em File e veja todas as opções e como funcionam, depois vá em Edit, Map, View, e assim por diante. Sugiro ler um tutorial que explique tudo. Aliás, deve ter um desse aqui no XTibia.
Agora que você já conhece as funções e um pouco dos palletes e onde encontrar os IDs minha dica é começar a criar seu mapa próprio!
Crie um mapa com 3 cidades e várias áreas de caça. Após isso, crie outro, e mais outro e mais outro. Crie uns 10 mapas, alguns com 3 cidades, alguns com 4. Mas não demora não? Sim, demora, mas não esqueça que você está treinando. Não quer virar um mapper?
• Experiente: Agora, para ser experiente, seus mapas tem que respeitar a coerência, a estética e principalmente a jogabilidade.
Minha dica fundamental para este nível de mapping, é criar um mapa inteiro no raw pallete. Sem usar um auto-border.
O que você demorava 2 semanas, vai demorar 2 meses. Você vai virar craque nos formatos e na variedade de detalhes de um mapa.
Claro, ninguém é de ferro, experientes usam auto-border em certos casos, mas para você treinar, crie pelo menos um inteiro sem usar o auto-border.
Estas são dicas elaboradas por min e na minha evolução como mapper eu usei praticamente todas elas.
São dicas que funcionaram comigo, basta você adaptá-las caso não concordem com algo.
Abraços.
-
Renato Ribeiro recebeu reputação de admdestroyer em Garganta Do Diabo
Pensamento fútil.
Mesmo você não gostando, o cara está contruibuindo com a comunidade.
Mas que a escolha é sua, de fato, ninguém te obriga a reputar.
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Renato Ribeiro recebeu reputação de PedroBNC em [Atualizado] O Mapa Ideal
Olá Ééékstibianos! (:
[Atualizado: 16, julho de 2010]
Pronto para começar a criar o seu mapa ideal?
Estou trazendo aqui "o mapa ideal", com referências de tutoriais do próprio XTibia.
No fim está os créditos, onde estão todos os autores dos tutoriais.
Elaborado e escrito por min.
O mapa ideal?
O mapa ideal é aquele que é jogável, coerente e belo.
E o XTibia tem conteúdo de sobra para você desenvolver seu mapa ideal!
Muitos não acham, muitos não procuram e também muitos não conhecem muito de fóruns e não sabem procurar. Sim, sim, muitos não sabem.
Por estes e mais motivos, muitos criam "listão" com tutoriais vários tutoriais.
Porém este é diferente, pois quando o "listão" é simplesmente vários tutoriais aleatórios pegos na seção de tutoriais, este aqui contém conteúdo para todos os pontos principais para um bom mapa, seguindo uma espécia de organograma por tópicos de cada parte do mapa.
O MAPA
Dois pontos principais de um mapa, certamente é a Cidade e a Hunt.
Isso não temos dúvidas. Certo?
Porém para todos os tópicos, existem subtópicos, se é que me entendem.
Como por exemplo as Cidades. Para cidades temos as casas, os formatos, os barcos etc.
Para as hunts temos as montanhas, as cavernas, dicas etc.
SEU EDITOR
Primeiramente para que você possa começar a criar mapas bons é necessário você conhecer sobre seu editor. Em sua maioria existem muitas funções que você pode não conhecer. Então é bom começar lendo tutoriais sobre seu editor não é?
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TREINO
• Em tudo para você se tornar craque, ou você nasce com o dom, ou você tem que treinar. Por isso, criei dicas, para que você possa aprender técnicas para treinar mais fácilmente, sem menores problemas e até podendo aprender mais rápido de que outras formas.
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O NECESSÁRIO
Sua cidade:
• Casas, pois cidade sem casa não é cidade.
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• Formatos continentais agradáveis e coerentes.
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• Formatos de bordas sempre deixa o mapa belo, não só na cidade quanto em hunts principalmente.
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• Construções em geral. Lojas principalmente, você precisa saber fazer também!
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• Barcos... Hum, muitos se confundem com aquele monte de ids. "Onde poe aquilo? E isto?" Certamente. Mas aqui você aprende.
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• O templo tem que ser muito bonito, pois é onde o jogador nasce, e como se diz, a primeira impressão é a que fica.
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• Um bom mapa também tem que ter suas vilas. Vilas são pequenas cidades onde tem poucas casas e poucas construções que ficam em um lugar isolado em beira de mares mais precisamente perto de florestas (é o mais comum, porém nem todas são assim). Não puis tutorial porque é simplesmente uma cidade, faça tudo que você fez para criar a cidade, mas faça muuito menor.
Outros de cidades:
• Aprenda a criar cidade de dwarf.
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Tutorial em desenvolvimento por min. Breve atualizarei. • Aprenda aqui a criar um calabouço real.
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RolePlaying Game:
Sim, sim! Rpg em um mapa deveria ser mais importante do que tudo, o que normalmente não é
Um mapa pode ser extremamente belo, coerente, jogável, pode ser maravilhoso, mas só se tornará fantástico a partir de um bom RPG.
• Aprenda dicas de RPG para seu mapa.
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Sua hunt:
• É muito importante saber fazer suas caves! Formatos em geral é muito importante...
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• Não só saber fazer sua cave, mas também saber detalhar ela, isto sim é o mais importante.
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• Montanhas, concerteza. "Mas Renato, aqui só sai aquele wall reto, não sai a montanha" Ahá, solução:
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• Para uma montanha bela, tem que saber detalhar ela, é fundamental.
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• Cachoeiras? Sim, cachoeiras deixa seu mapa super bonito, porém muitos não sabem fazer e muitos fazem com bugs. Aprenda!
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• Nature, huuum, uma parte muito importante. Confesso que não sou expert nesta área, mas para todo bom mapa, tem que ter uma boa nature. Concerteza é um elemento fundamental em qualquer mapa.
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Outras de hunts:
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Breve atualizações com mais tutoriais.
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Renato Ribeiro recebeu reputação de GMnetinhu em [Atualizado] O Mapa Ideal
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Pronto para começar a criar o seu mapa ideal?
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No fim está os créditos, onde estão todos os autores dos tutoriais.
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O mapa ideal?
O mapa ideal é aquele que é jogável, coerente e belo.
E o XTibia tem conteúdo de sobra para você desenvolver seu mapa ideal!
Muitos não acham, muitos não procuram e também muitos não conhecem muito de fóruns e não sabem procurar. Sim, sim, muitos não sabem.
Por estes e mais motivos, muitos criam "listão" com tutoriais vários tutoriais.
Porém este é diferente, pois quando o "listão" é simplesmente vários tutoriais aleatórios pegos na seção de tutoriais, este aqui contém conteúdo para todos os pontos principais para um bom mapa, seguindo uma espécia de organograma por tópicos de cada parte do mapa.
O MAPA
Dois pontos principais de um mapa, certamente é a Cidade e a Hunt.
Isso não temos dúvidas. Certo?
Porém para todos os tópicos, existem subtópicos, se é que me entendem.
Como por exemplo as Cidades. Para cidades temos as casas, os formatos, os barcos etc.
Para as hunts temos as montanhas, as cavernas, dicas etc.
SEU EDITOR
Primeiramente para que você possa começar a criar mapas bons é necessário você conhecer sobre seu editor. Em sua maioria existem muitas funções que você pode não conhecer. Então é bom começar lendo tutoriais sobre seu editor não é?
• Aprenda a usar seu Remeres Map Editor (RME) antes de tudo.
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TREINO
• Em tudo para você se tornar craque, ou você nasce com o dom, ou você tem que treinar. Por isso, criei dicas, para que você possa aprender técnicas para treinar mais fácilmente, sem menores problemas e até podendo aprender mais rápido de que outras formas.
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O NECESSÁRIO
Sua cidade:
• Casas, pois cidade sem casa não é cidade.
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• O templo tem que ser muito bonito, pois é onde o jogador nasce, e como se diz, a primeira impressão é a que fica.
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• Um bom mapa também tem que ter suas vilas. Vilas são pequenas cidades onde tem poucas casas e poucas construções que ficam em um lugar isolado em beira de mares mais precisamente perto de florestas (é o mais comum, porém nem todas são assim). Não puis tutorial porque é simplesmente uma cidade, faça tudo que você fez para criar a cidade, mas faça muuito menor.
Outros de cidades:
• Aprenda a criar cidade de dwarf.
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Tutorial em desenvolvimento por min. Breve atualizarei. • Aprenda aqui a criar um calabouço real.
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RolePlaying Game:
Sim, sim! Rpg em um mapa deveria ser mais importante do que tudo, o que normalmente não é
Um mapa pode ser extremamente belo, coerente, jogável, pode ser maravilhoso, mas só se tornará fantástico a partir de um bom RPG.
• Aprenda dicas de RPG para seu mapa.
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Sua hunt:
• É muito importante saber fazer suas caves! Formatos em geral é muito importante...
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• Nature, huuum, uma parte muito importante. Confesso que não sou expert nesta área, mas para todo bom mapa, tem que ter uma boa nature. Concerteza é um elemento fundamental em qualquer mapa.
Clique aqui.
• Muitos criam montanhas de gelo com bugs. Olha, vou ser sincero, muitos não... a maioria! Então aprenda aqui técnicas e dicas para criar não só uma montanha de gelo mas sim um ambiente agradável de gelo para seu mapa.
Clique aqui.
Outras de hunts:
• Crie área de lizards, estilo o de zao.
Clique aqui.
Breve atualizações com mais tutoriais.
Link quebrado? Sugestão? Erros? Críticas?
Comente!
Um abração galera!
-
Renato Ribeiro recebeu reputação de HunterHero em [Atualizado] O Mapa Ideal
Olá Ééékstibianos! (:
[Atualizado: 16, julho de 2010]
Pronto para começar a criar o seu mapa ideal?
Estou trazendo aqui "o mapa ideal", com referências de tutoriais do próprio XTibia.
No fim está os créditos, onde estão todos os autores dos tutoriais.
Elaborado e escrito por min.
O mapa ideal?
O mapa ideal é aquele que é jogável, coerente e belo.
E o XTibia tem conteúdo de sobra para você desenvolver seu mapa ideal!
Muitos não acham, muitos não procuram e também muitos não conhecem muito de fóruns e não sabem procurar. Sim, sim, muitos não sabem.
Por estes e mais motivos, muitos criam "listão" com tutoriais vários tutoriais.
Porém este é diferente, pois quando o "listão" é simplesmente vários tutoriais aleatórios pegos na seção de tutoriais, este aqui contém conteúdo para todos os pontos principais para um bom mapa, seguindo uma espécia de organograma por tópicos de cada parte do mapa.
O MAPA
Dois pontos principais de um mapa, certamente é a Cidade e a Hunt.
Isso não temos dúvidas. Certo?
Porém para todos os tópicos, existem subtópicos, se é que me entendem.
Como por exemplo as Cidades. Para cidades temos as casas, os formatos, os barcos etc.
Para as hunts temos as montanhas, as cavernas, dicas etc.
SEU EDITOR
Primeiramente para que você possa começar a criar mapas bons é necessário você conhecer sobre seu editor. Em sua maioria existem muitas funções que você pode não conhecer. Então é bom começar lendo tutoriais sobre seu editor não é?
• Aprenda a usar seu Remeres Map Editor (RME) antes de tudo.
Clique aqui.
TREINO
• Em tudo para você se tornar craque, ou você nasce com o dom, ou você tem que treinar. Por isso, criei dicas, para que você possa aprender técnicas para treinar mais fácilmente, sem menores problemas e até podendo aprender mais rápido de que outras formas.
Clique aqui.
O NECESSÁRIO
Sua cidade:
• Casas, pois cidade sem casa não é cidade.
Clique aqui.
• Formatos continentais agradáveis e coerentes.
Clique aqui.
• Formatos de bordas sempre deixa o mapa belo, não só na cidade quanto em hunts principalmente.
Clique aqui.
• Construções em geral. Lojas principalmente, você precisa saber fazer também!
Clique aqui.
• Barcos... Hum, muitos se confundem com aquele monte de ids. "Onde poe aquilo? E isto?" Certamente. Mas aqui você aprende.
Clique aqui.
• O templo tem que ser muito bonito, pois é onde o jogador nasce, e como se diz, a primeira impressão é a que fica.
Clique aqui.
• Um bom mapa também tem que ter suas vilas. Vilas são pequenas cidades onde tem poucas casas e poucas construções que ficam em um lugar isolado em beira de mares mais precisamente perto de florestas (é o mais comum, porém nem todas são assim). Não puis tutorial porque é simplesmente uma cidade, faça tudo que você fez para criar a cidade, mas faça muuito menor.
Outros de cidades:
• Aprenda a criar cidade de dwarf.
Clique aqui. • Crie uma cidade do zero.
Tutorial em desenvolvimento por min. Breve atualizarei. • Aprenda aqui a criar um calabouço real.
Clique aqui.
RolePlaying Game:
Sim, sim! Rpg em um mapa deveria ser mais importante do que tudo, o que normalmente não é
Um mapa pode ser extremamente belo, coerente, jogável, pode ser maravilhoso, mas só se tornará fantástico a partir de um bom RPG.
• Aprenda dicas de RPG para seu mapa.
Clique aqui.
Sua hunt:
• É muito importante saber fazer suas caves! Formatos em geral é muito importante...
Clique aqui.
• Não só saber fazer sua cave, mas também saber detalhar ela, isto sim é o mais importante.
Clique aqui.
• Montanhas, concerteza. "Mas Renato, aqui só sai aquele wall reto, não sai a montanha" Ahá, solução:
Clique aqui.
• Para uma montanha bela, tem que saber detalhar ela, é fundamental.
Clique aqui e aqui.
• Cachoeiras? Sim, cachoeiras deixa seu mapa super bonito, porém muitos não sabem fazer e muitos fazem com bugs. Aprenda!
Clique aqui.
• Nature, huuum, uma parte muito importante. Confesso que não sou expert nesta área, mas para todo bom mapa, tem que ter uma boa nature. Concerteza é um elemento fundamental em qualquer mapa.
Clique aqui.
• Muitos criam montanhas de gelo com bugs. Olha, vou ser sincero, muitos não... a maioria! Então aprenda aqui técnicas e dicas para criar não só uma montanha de gelo mas sim um ambiente agradável de gelo para seu mapa.
Clique aqui.
Outras de hunts:
• Crie área de lizards, estilo o de zao.
Clique aqui.
Breve atualizações com mais tutoriais.
Link quebrado? Sugestão? Erros? Críticas?
Comente!
Um abração galera!
-
Renato Ribeiro recebeu reputação de felipeek em [Atualizado] O Mapa Ideal
Olá Ééékstibianos! (:
[Atualizado: 16, julho de 2010]
Pronto para começar a criar o seu mapa ideal?
Estou trazendo aqui "o mapa ideal", com referências de tutoriais do próprio XTibia.
No fim está os créditos, onde estão todos os autores dos tutoriais.
Elaborado e escrito por min.
O mapa ideal?
O mapa ideal é aquele que é jogável, coerente e belo.
E o XTibia tem conteúdo de sobra para você desenvolver seu mapa ideal!
Muitos não acham, muitos não procuram e também muitos não conhecem muito de fóruns e não sabem procurar. Sim, sim, muitos não sabem.
Por estes e mais motivos, muitos criam "listão" com tutoriais vários tutoriais.
Porém este é diferente, pois quando o "listão" é simplesmente vários tutoriais aleatórios pegos na seção de tutoriais, este aqui contém conteúdo para todos os pontos principais para um bom mapa, seguindo uma espécia de organograma por tópicos de cada parte do mapa.
O MAPA
Dois pontos principais de um mapa, certamente é a Cidade e a Hunt.
Isso não temos dúvidas. Certo?
Porém para todos os tópicos, existem subtópicos, se é que me entendem.
Como por exemplo as Cidades. Para cidades temos as casas, os formatos, os barcos etc.
Para as hunts temos as montanhas, as cavernas, dicas etc.
SEU EDITOR
Primeiramente para que você possa começar a criar mapas bons é necessário você conhecer sobre seu editor. Em sua maioria existem muitas funções que você pode não conhecer. Então é bom começar lendo tutoriais sobre seu editor não é?
• Aprenda a usar seu Remeres Map Editor (RME) antes de tudo.
Clique aqui.
TREINO
• Em tudo para você se tornar craque, ou você nasce com o dom, ou você tem que treinar. Por isso, criei dicas, para que você possa aprender técnicas para treinar mais fácilmente, sem menores problemas e até podendo aprender mais rápido de que outras formas.
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O NECESSÁRIO
Sua cidade:
• Casas, pois cidade sem casa não é cidade.
Clique aqui.
• Formatos continentais agradáveis e coerentes.
Clique aqui.
• Formatos de bordas sempre deixa o mapa belo, não só na cidade quanto em hunts principalmente.
Clique aqui.
• Construções em geral. Lojas principalmente, você precisa saber fazer também!
Clique aqui.
• Barcos... Hum, muitos se confundem com aquele monte de ids. "Onde poe aquilo? E isto?" Certamente. Mas aqui você aprende.
Clique aqui.
• O templo tem que ser muito bonito, pois é onde o jogador nasce, e como se diz, a primeira impressão é a que fica.
Clique aqui.
• Um bom mapa também tem que ter suas vilas. Vilas são pequenas cidades onde tem poucas casas e poucas construções que ficam em um lugar isolado em beira de mares mais precisamente perto de florestas (é o mais comum, porém nem todas são assim). Não puis tutorial porque é simplesmente uma cidade, faça tudo que você fez para criar a cidade, mas faça muuito menor.
Outros de cidades:
• Aprenda a criar cidade de dwarf.
Clique aqui. • Crie uma cidade do zero.
Tutorial em desenvolvimento por min. Breve atualizarei. • Aprenda aqui a criar um calabouço real.
Clique aqui.
RolePlaying Game:
Sim, sim! Rpg em um mapa deveria ser mais importante do que tudo, o que normalmente não é
Um mapa pode ser extremamente belo, coerente, jogável, pode ser maravilhoso, mas só se tornará fantástico a partir de um bom RPG.
• Aprenda dicas de RPG para seu mapa.
Clique aqui.
Sua hunt:
• É muito importante saber fazer suas caves! Formatos em geral é muito importante...
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• Não só saber fazer sua cave, mas também saber detalhar ela, isto sim é o mais importante.
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• Montanhas, concerteza. "Mas Renato, aqui só sai aquele wall reto, não sai a montanha" Ahá, solução:
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• Para uma montanha bela, tem que saber detalhar ela, é fundamental.
Clique aqui e aqui.
• Cachoeiras? Sim, cachoeiras deixa seu mapa super bonito, porém muitos não sabem fazer e muitos fazem com bugs. Aprenda!
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• Nature, huuum, uma parte muito importante. Confesso que não sou expert nesta área, mas para todo bom mapa, tem que ter uma boa nature. Concerteza é um elemento fundamental em qualquer mapa.
Clique aqui.
• Muitos criam montanhas de gelo com bugs. Olha, vou ser sincero, muitos não... a maioria! Então aprenda aqui técnicas e dicas para criar não só uma montanha de gelo mas sim um ambiente agradável de gelo para seu mapa.
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Outras de hunts:
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-
Renato Ribeiro recebeu reputação de Doidin em [Vídeo] Virando Morador De [Yalahar]
Hey Mr. Obvious
-
To sem palavras para este tutorial, de verdade.
-
Renato Ribeiro recebeu reputação de Baaladerooh em [Atualizado] O Mapa Ideal
Olá Ééékstibianos! (:
[Atualizado: 16, julho de 2010]
Pronto para começar a criar o seu mapa ideal?
Estou trazendo aqui "o mapa ideal", com referências de tutoriais do próprio XTibia.
No fim está os créditos, onde estão todos os autores dos tutoriais.
Elaborado e escrito por min.
O mapa ideal?
O mapa ideal é aquele que é jogável, coerente e belo.
E o XTibia tem conteúdo de sobra para você desenvolver seu mapa ideal!
Muitos não acham, muitos não procuram e também muitos não conhecem muito de fóruns e não sabem procurar. Sim, sim, muitos não sabem.
Por estes e mais motivos, muitos criam "listão" com tutoriais vários tutoriais.
Porém este é diferente, pois quando o "listão" é simplesmente vários tutoriais aleatórios pegos na seção de tutoriais, este aqui contém conteúdo para todos os pontos principais para um bom mapa, seguindo uma espécia de organograma por tópicos de cada parte do mapa.
O MAPA
Dois pontos principais de um mapa, certamente é a Cidade e a Hunt.
Isso não temos dúvidas. Certo?
Porém para todos os tópicos, existem subtópicos, se é que me entendem.
Como por exemplo as Cidades. Para cidades temos as casas, os formatos, os barcos etc.
Para as hunts temos as montanhas, as cavernas, dicas etc.
SEU EDITOR
Primeiramente para que você possa começar a criar mapas bons é necessário você conhecer sobre seu editor. Em sua maioria existem muitas funções que você pode não conhecer. Então é bom começar lendo tutoriais sobre seu editor não é?
• Aprenda a usar seu Remeres Map Editor (RME) antes de tudo.
Clique aqui.
TREINO
• Em tudo para você se tornar craque, ou você nasce com o dom, ou você tem que treinar. Por isso, criei dicas, para que você possa aprender técnicas para treinar mais fácilmente, sem menores problemas e até podendo aprender mais rápido de que outras formas.
Clique aqui.
O NECESSÁRIO
Sua cidade:
• Casas, pois cidade sem casa não é cidade.
Clique aqui.
• Formatos continentais agradáveis e coerentes.
Clique aqui.
• Formatos de bordas sempre deixa o mapa belo, não só na cidade quanto em hunts principalmente.
Clique aqui.
• Construções em geral. Lojas principalmente, você precisa saber fazer também!
Clique aqui.
• Barcos... Hum, muitos se confundem com aquele monte de ids. "Onde poe aquilo? E isto?" Certamente. Mas aqui você aprende.
Clique aqui.
• O templo tem que ser muito bonito, pois é onde o jogador nasce, e como se diz, a primeira impressão é a que fica.
Clique aqui.
• Um bom mapa também tem que ter suas vilas. Vilas são pequenas cidades onde tem poucas casas e poucas construções que ficam em um lugar isolado em beira de mares mais precisamente perto de florestas (é o mais comum, porém nem todas são assim). Não puis tutorial porque é simplesmente uma cidade, faça tudo que você fez para criar a cidade, mas faça muuito menor.
Outros de cidades:
• Aprenda a criar cidade de dwarf.
Clique aqui. • Crie uma cidade do zero.
Tutorial em desenvolvimento por min. Breve atualizarei. • Aprenda aqui a criar um calabouço real.
Clique aqui.
RolePlaying Game:
Sim, sim! Rpg em um mapa deveria ser mais importante do que tudo, o que normalmente não é
Um mapa pode ser extremamente belo, coerente, jogável, pode ser maravilhoso, mas só se tornará fantástico a partir de um bom RPG.
• Aprenda dicas de RPG para seu mapa.
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Sua hunt:
• É muito importante saber fazer suas caves! Formatos em geral é muito importante...
Clique aqui.
• Não só saber fazer sua cave, mas também saber detalhar ela, isto sim é o mais importante.
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• Montanhas, concerteza. "Mas Renato, aqui só sai aquele wall reto, não sai a montanha" Ahá, solução:
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• Para uma montanha bela, tem que saber detalhar ela, é fundamental.
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• Cachoeiras? Sim, cachoeiras deixa seu mapa super bonito, porém muitos não sabem fazer e muitos fazem com bugs. Aprenda!
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• Nature, huuum, uma parte muito importante. Confesso que não sou expert nesta área, mas para todo bom mapa, tem que ter uma boa nature. Concerteza é um elemento fundamental em qualquer mapa.
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• Muitos criam montanhas de gelo com bugs. Olha, vou ser sincero, muitos não... a maioria! Então aprenda aqui técnicas e dicas para criar não só uma montanha de gelo mas sim um ambiente agradável de gelo para seu mapa.
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Outras de hunts:
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